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Curso de capacitação e aperfeiçoamento em:

Psicoterapia Infantil

A psicoterapia infantil é uma área da psicologia que exige habilidades e técnicas específicas para atender as necessidades das crianças. Neste curso, você terá a oportunidade de aprimorar suas habilidades em atendimento, intervenção e manejo clínico em crianças.


Abordaremos a psicologia do desenvolvimento infantil, desde o nascimento até a adolescência, e como aplicar esses conhecimentos na prática da psicoterapia. Também aprenderemos sobre as emoções básicas das crianças, as permissividades e limites na psicoterapia, técnicas de avaliação psicodiagnóstica infantil e recursos para a sessão terapêutica.


Durante o curso, compartilharemos exemplos práticos de sucesso e discutiremos a importância do brincar e do lúdico na psicoterapia infantil. Você aprenderá técnicas e jogos que podem ser utilizados na clínica, como desenhos, pinturas, jogos de tabuleiro, dramatização, entre outros.

Não deixe de assistir a uma breve apresentação sobre o curso, assista com atenção!

A psicoterapia infantil é uma área da psicologia que exige habilidades e técnicas específicas para atender as necessidades das crianças. Neste curso, você terá a oportunidade de aprimorar suas habilidades em atendimento, intervenção e manejo clínico em crianças.

 

Abordaremos a psicologia do desenvolvimento infantil, desde o nascimento até a adolescência, e como aplicar esses conhecimentos na prática da psicoterapia. Também aprenderemos sobre as emoções básicas das crianças, as permissividades e limites na psicoterapia, técnicas de avaliação psicodiagnóstica infantil e recursos para a sessão terapêutica.

 

Durante o curso, compartilharemos exemplos práticos de sucesso e discutiremos a importância do brincar e do lúdico na psicoterapia infantil. Você aprenderá técnicas e jogos que podem ser utilizados na clínica, como desenhos, pinturas, jogos de tabuleiro, dramatização, entre outros.

 

Além disso, discutiremos a importância de uma relação terapêutica segura e empática entre o terapeuta e a criança. Isso é fundamental para que a criança se sinta à vontade para se expressar e para que a terapia seja efetiva.

 

Ao final deste curso, você estará equipado com as ferramentas e técnicas necessárias para iniciar e conduzir sessões de psicoterapia infantil de forma eficaz e lúdica. Com sua nova capacitação, você poderá ajudar as crianças a superar dificuldades emocionais, comportamentais ou cognitivas e contribuir para o desenvolvimento saudável delas.

 

Não perca esta oportunidade de se capacitar nessa área tão importante e desafiadora. Venha fazer parte do nosso curso de psicoterapia infantil e aprimorar suas habilidades de atendimento clínico para crianças!

Antes de realizar sua inscrição, veja o conteúdo programático!

Além disso, discutiremos a importância de uma relação terapêutica segura e empática entre o terapeuta e a criança. Isso é fundamental para que a criança se sinta à vontade para se expressar e para que a terapia seja efetiva.


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leia um pouco mais Sobre a temática:

Psicoterapia infantil: abordagem terapêutica adaptada à faixa etária e ao nível de desenvolvimento da criança

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A psicoterapia infantil é uma abordagem terapêutica específica para crianças, que tem como objetivo promover o desenvolvimento emocional, social e cognitivo das mesmas. É importante considerar o estágio de desenvolvimento da criança ao escolher as técnicas apropriadas para a sessão terapêutica.

 

A terapia infantil envolve a utilização de técnicas lúdicas e jogos para engajar a criança na terapia, pois brincar é uma atividade natural para as crianças e uma forma importante de comunicação. Além disso, o uso de recursos lúdicos pode ajudar a criança a expressar seus pensamentos, sentimentos e emoções de forma mais fácil e natural.

 

A avaliação psicodiagnóstica infantil é uma etapa importante do processo de psicoterapia infantil, que envolve a utilização de instrumentos específicos para avaliar o comportamento, a cognição, a emoção e o desenvolvimento social da criança. O objetivo da avaliação é obter informações precisas e objetivas para ajudar a identificar as necessidades e dificuldades da criança, bem como orientar o processo de intervenção.

 

Durante a psicoterapia infantil, o terapeuta precisa estar atento e ser sensível aos sinais e necessidades da criança, estabelecendo uma relação de confiança e empatia. Isso pode ajudar a criança a se sentir mais segura e confortável durante a sessão terapêutica, possibilitando a exploração de seus pensamentos e emoções de maneira mais livre.

 

Algumas técnicas amplamente utilizadas na psicoterapia infantil incluem a técnica do desenho livre, o jogo simbólico, a técnica do jogo de papéis e a técnica da dramatização. Cada uma dessas técnicas é adaptada de acordo com a idade e o estágio de desenvolvimento da criança. Por exemplo, em crianças mais novas, a técnica do jogo simbólico pode ser utilizada para ajudá-las a expressar seus sentimentos e desejos. Já em crianças mais velhas, a técnica da dramatização pode ser utilizada para ajudá-las a explorar e expressar questões mais complexas.

 

Um exemplo prático de sucesso na psicoterapia infantil é o uso da técnica do jogo de papéis em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Essa técnica envolve o uso de brinquedos para representar diferentes papéis e situações, e pode ajudar a criança a desenvolver habilidades sociais e de comunicação. Em um estudo, crianças com TEA que participaram de sessões de psicoterapia infantil com a técnica do jogo de papéis apresentaram melhora significativa nas habilidades sociais em comparação com crianças que receberam apenas terapia padrão.

 

Aprenda a atuar de forma especializada na psicoterapia infantil e ajude crianças a superarem dificuldades emocionais e comportamentais. Inscreva-se agora em nosso curso de psicoterapia infantil e aprimore suas técnicas para uma intervenção terapêutica mais efetiva e adaptada ao desenvolvimento da criança. Não perca a oportunidade de se tornar um profissional mais completo e capacitado.

O que você irá aprender?

Confira o Conteúdo Programático

Te daremos o passo a passo de como começar nessa área desde o espaço Físico e os recursos necessários para o atendimento infantil.

31 aulas disponíveis atualizadas

08 aulas ao vivo já disponível

apostila de apoio disponível

carga horária: 19 horas/aula

MÓDULO 01

01 - Como ajudar crianças

A Terapia Infantil é uma área da psicoterapia voltada especialmente para o atendimento de crianças. Geralmente, os profissionais utilizam recursos lúdicos para observar o comportamento dos pacientes e trabalhar as dificuldades mais evidentes. As atividades lúdicas são essenciais a esse processo de diagnóstico, visto que algumas questões subjetivas relacionadas a angústias ou tristezas, sem causa aparente, podem ser percebidas por meio desse método.

02 - Psicoterapia com crianças menores de 6 anos

Através do brincar a criança encontrará, com o auxílio do terapeuta, recursos de enfrentamento e expressão dos sentimentos, permitindo a resolução de conflitos internos e aliviando os sintomas. O acompanhamento psicológico na infância promove uma vida emocional equilibrada, já que é ensinada de forma lúdica a importância de compreender as emoções para enfrentar os conflitos de forma saudável.

03 - Permissividade dentro da Psicoterapia infantil

Se encararmos o espaço terapêutico e a relação terapêutica como essencialmente permissivos, concluiremos que serão poucos os limites estabelecidos nesse campo. Embora escassos, são extremamente importantes, pois, por um lado, propiciam a vivência da frustração e da possibilidade de superá-la de forma criativa e satisfatória, e, por outro, da sensação de proteção e cuidado fornecida pelo “contorno” que o limite imprime.

04 - Limites em Psicoterapia

O limite se dá na rotina. É importante que desde bebê os pequenos tenham uma rotina mais ou menos estabelecida como, por exemplo: seguir um mesmo horário para tomar sol, tomar banho, alimentação e dormir.

05 - Como iniciar na Psicoterapia Infantil (Parte 1)

As primeiras sessões são realizadas com os pais, ou quem exerce essa função. O psicólogo realiza entrevistas iniciais para reunir informações sobre a história da criança e para conhecer a dinâmica da família em que a criança está inserida. Depois, o psicólogo tem maiores condições de entender a queixa e avaliar os objetivos do trabalho.

06 - Por onde começar na clínica com crianças (Parte 2)

As sessões seguintes são realizadas apenas com a criança. Sabemos que as crianças não expressam seus sentimentos e emoções como fazem os adultos, verbalizam menos e tem outras formas de comunicações, por isso, o atendimento a ela é feito de forma lúdica, ou seja, “brincando” (desenhos, jogos, massinhas, etc.)

07 - Espaço Físico e os recursos necessários para o atendimento infantil

As características dos pacientes influenciam e muito. Veja, se a área de atendimento do psicólogo é voltada para o público infantil, naturalmente um interior mais lúdico será uma boa pedida. Já se o profissional atende casais, teremos uma outra disposição e foco.

MÓDULO 02

08 - O que não pode faltar na Psicoterapia?

A terapia infantil possibilita estabelecer uma relação genuína com a criança e orientar a conduta dos pais quanto ao enfrentamento desse problema. Inicia-se, então, um processo de mudança comportamental com vistas à promoção da saúde emocional e ao fortalecimento dos laços familiares.

09 - O brincar e a postura do psicólogo

O objetivo é auxiliar na expressão das emoções de cada criança, pois através da brincadeira ela pode expandir seus sentimentos acumulados de tensão, frustração, insegurança, agressividade, medo, espanto, confusão e re-significar os eventos traumatizantes. Desta forma, o terapeuta exerce a função de facilitador, sendo capaz de identificar os conflitos e auxiliar na busca de melhores alternativas para lidar com eles, ao mesmo tempo em que, orienta os pais a como intervir diante dessas vivências.

10 - Quando a terapia 'parece não estar certa'

O início da jornada de autoconhecimento não corresponde a um processo linear, mas sim a um caminho demorado, com momentos tranquilos e tumultuados. “Normalmente os resultados da terapia infantil são mais imediatos e as mudanças são observadas mais facilmente. Mas nos adultos é mais demorado e difícil, pois existem comportamentos que já se tornaram hábitos ao longo da vida”

11 - A resistência dos pais

Dessa forma os pais passam a estar ligados na psicodinâmica compreensiva daquilo que esta conflitando o filho. Assim, na verdade, a compreensão baseia-se na relação mãe-filho e nas relações posteriores. Conforme o psicólogo vai delineando e compreendendo a sintomatologia da criança, os pais vão sendo mobilizados em maiores ou menores graus. Como as dificuldades da criança estão intimamente vinculadas as duas primeiras reações com a mãe, com os pais, inevitavelmente a terapia acaba tocando nas características destes. E assim, quando abordamos a relação mãe-criança, pai-criança, pais-filhos, etc., também abordamos nos pais sentimentos de responsabilidade, e, as vezes, a culpa de estabelece à relação da terapeuta da criança com os pais, brotam também ansiedades e fantasias.

12 - Quando a criança não quer participar da sessão

Quando o motivo surgir em casa, diga: ‘talvez essa seja uma das coisas com as quais o terapeuta possa ajudá-lo. ‘ As crianças costumam pensar que vão fazer terapia porque são ruins. É importante que saibam que não se trata de ser ruim ou bom. É sobre trabalhar juntos

13 - Quando a terapia é bem sucedida

O fim da terapia pode ser uma experiência positiva, com um impacto duradouro no cliente e no terapeuta. Quando bem-sucedido, o término é uma oportunidade de fechamento. Juntos, o cliente e o terapeuta dão um passo atrás e observam o crescimento pessoal que se desdobrou lentamente ao longo do tratamento – crescimento que pode ter passado despercebido, se não houvesse atenção para ele.

14 - Alta da psicoterapia

O término pode acontecer tanto em psicoterapias bem-sucedidas como naquelas que não o foram. O término “pode ser opção do paciente, do terapeuta ou de ambos, mas pode ser também forçado por situações externas da vida do terapeuta ou do paciente”

MÓDULO 03

15 - Os recursos lúdicos mais utilizados no consultório

Nesta aula, será abordado os recursos lúdicos comumente utilizados em sessões de psicoterapia infantil. Isso pode incluir jogos, brinquedos, materiais artísticos e outras atividades que ajudam a criança a se expressar de forma mais natural e espontânea.

16 - O uso do desenho na sessão

O foco será no uso do desenho como ferramenta terapêutica. Serão exploradas maneiras de interpretar e compreender o que as crianças expressam através de seus desenhos, permitindo uma comunicação não verbal e facilitando a compreensão de seus sentimentos e pensamentos.

17 - A técnica do rabisco

Essa técnica provavelmente envolverá permitir que a criança faça rabiscos de maneira livre, sem regras específicas. Isso pode ser usado para acessar emoções, estimular a criatividade e fornecer insights sobre o estado emocional da criança.

18 - Técnica "Me mostra"

Essa técnica envolve pedir à criança que mostre, através de brinquedos, desenhos ou outros recursos, como ela se sente ou como percebe determinadas situações. Isso pode proporcionar uma abertura para discussões mais profundas sobre suas experiências e emoções.

19 - Sobre atender irmãos

Será abordado como lidar com situações em que irmãos são atendidos simultaneamente ou separadamente, considerando as dinâmicas familiares e a individualidade de cada criança.

20 - As mentiras que as crianças contam na sessão

Essa aula vai explorar as razões pelas quais as crianças podem mentir durante as sessões e como o terapeuta pode abordar essas situações de forma sensível, promovendo um ambiente seguro para a honestidade.

21 - Como trabalhar a raiva da criança

Será discutido como abordar e ajudar a criança a lidar com emoções de raiva, fornecendo estratégias e técnicas para expressar esses sentimentos de maneira saudável.

22 - O que fazer quando a criança agride o psicólogo

Será explorado como o terapeuta pode lidar com situações em que a criança manifesta agressividade física durante as sessões, focando em estratégias para manter a segurança e promover o entendimento.

23 - Quando a criança vem de outra psicoterapia

Essa aula abordará como lidar com crianças que já passaram por outras experiências terapêuticas, incluindo a transição suave entre diferentes abordagens e a construção de uma relação terapêutica eficaz.

MÓDULO 04

Aula 01 - A Psicologia do Desenvolvimento Infantil

Aula 02 - Desafios do Atendimento Online Infantil

Aula 03 - Recursos para o Atendimento Online Infantil

Aula 04 - Emoções Básicas de Toda Criança

Aula 05 - Introdução à Psicoterapia Infantil

Aula 06 - A Sessão na Prática

Aula 07 - O Comportamento Infantil: orientação dos pais com segurança e credibilidade

Aula 08 - A psicoterapia para além do consultório clínico

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Você terá acesso a uma apostila em PDF completa, elaborada por especialistas e que contém todo o embasamento teórico necessário para acompanhar as aulas. Ela é uma ferramenta prática e eficiente para estudar em qualquer lugar e a qualquer hora, por meio de diferentes dispositivos eletrônicos. A apostila é cuidadosamente selecionada e organizada, com informações claras, objetivas e práticas, além de exemplos e exercícios para aprimorar o aprendizado dos alunos. Invista em seu futuro profissional com um material didático completo e de excelência!

Sobre o certificado

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O Certificado deste curso é equivalente à 150 HORAS

O certificado desse curso é válido em todo Brasil e reconhecido na categoria de cursos livres (que tem como Base Legal o Decreto Presidencial N° 5.154, de 23 de julho de 2004, Art. 1° e 3° e PORTARIA Nº 008, de 25/06/2002 publicado no DIÁRIO OFICIAL – SC – Nº 16.935 – 27.06.2002). Nossos certificados são válidos em todo território nacional e são amplamente aceitos no mercado de trabalho e nas melhores instituições acadêmicas do País.

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Sobre a Juliana Ribeiro

Professora da ElloCursos Psicologia
Professora: Juliana Ribeiro | CRP-17909/01

Juliana Ribeiro é Psicóloga CRP: 17909/01 pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Especialista em Avaliação Neuropsicológica pelo Instituto Brasileiro de Neuropsicologia. Atua como Psicoterapeuta de criança e adolescente na abordagem da Gestal-terapia e aplicação de Avaliações Neuropsicólogicas

Perguntas frequentes!

Se tiver outra dúvida, entre em contato com nosso suporte!

Este curso é indicado para profissionais e estudantes da áreas da Saúde e Educação como: Psicólogos, Pedagogos e Psicopedagogos, terapeutas, Médicos e Enfermeiros, Psiquiatras, Educadores, Serviços sociais, Fonoaudiólogo, coordenadores e áreas afins. 

 

O curso tem como objetivo a atualização e qualificação profissional na categoria de capacitação e aperfeiçoamento. É destinado a proporcionar ao aluno conhecimentos que permitam o desenvolvimento de novas competências. 

 

Ao concluir o curso você recebe um certificação de capacitação profissional, aperfeiçoamento e/ou extensão válido em todo Brasil que pode ser aplicado para diversos objetivos. Lembrando que seu nível de aprendizagem nesse curso depende da sua dedicação e periodicidade dos treinos e aplicação dos instrumentos estudados.

Após a confirmação de pagamento, você receberá os dados de acesso ao curso em seu e-mail, que é por meio de um login e senha para acessar a plataforma do aluno.

 

Pagamentos via Boleto Bancário recebe os dados de acesso em até 24 horas úteis. Pagamentos via Cartão de Crédito, recebe os dados de acesso dentro de 30 minutos.

 

Após o período, verifique sua caixa de entrada, spam e lixeira. O remetente do e-mail é: Hotmart Club. Caso não encontre, basta entrar em contato com nosso suporte.

Sugerimos que os alunos finalizem o curso em até 3 meses conforme a carga horária. Disponibilizamos também acesso a todas as atualizações programadas no curso, pelo período de um ano.

Temos uma política de reembolso de 7 dias a partir do momento de inscrição no curso. Sem multas ou taxas, o nosso objetivo é sempre trazer os melhores materiais disponíveis assim como suas atualizações.

O certificado desse curso é digital e é válido em todo Brasil e reconhecido na categoria de cursos livres (que tem como Base Legal o Decreto Presidencial N° 5.154, de 23 de julho de 2004, Art. 1° e 3° e PORTARIA Nº 008, de 25/06/2002 publicado no DIÁRIO OFICIAL – SC – Nº 16.935 – 27.06.2002). Nossos certificados são válidos em todo território nacional e são amplamente aceitos no mercado de trabalho e na academia.

 

A ElloCursos Psicologia usa o padrão estabelecido pela ABED, para os cursos Livres e de Capacitação. Onde os cursos em vídeo são uma parte do conhecimento agregado, ou seja, nas horas é compreendido as aulas, atividades síncronas, materiais didáticos, tempo de estudo da apostila, aplicação das atividades, materiais complementares, leitura das referências, tempo de estudo e assimilação do conteúdo por parte do aluno, assim como suas atualizações.

Temos uma política de sempre oferecer mais por menos, ou seja, disponibilizamos materiais que são pagos de forma gratuitas para nossos alunos, confira no site!

 

Obs. Como política e regulamento interno da instituição, os bônus são liberados com um prazo de 7 dias a partir da data de inscrição no curso desejado.

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