Confira todo o Conteúdo Programático deste curso:
➩ O Eu interior
➩ Como se constrói o pensamento
➩ Breve histórico da Terapia Cognitiva
➩ O que é a Terapia Cognitiva
➩ Transtornos tratados pela TCC
➩ Princípios básicos do tratamento
➩ Papel do terapeuta
➩ Relação paciente terapeuta
➩ Sessões Terapêuticas
➩ Avaliação
➩ Etapas da Sessão
➩ FeedBack
➩ Manutenção
➩ Crenças e pensamentos automáticos
➩ Emoções: Identificado e modificando o comportamento
➩ Transtornos Psiquiátricos e Transtornos Psicológicos
➩ Depressão
➩ Ansiedade
➩ TDAH
➩ TCC em crianças e adolescentes
➩ Intervenções de tratamento: Meditação, Mindfulness
➩ Estudos de caso
➩ Terapia da aceitação
Confira todo o Conteúdo Programático deste curso:
Confira todo o Conteúdo Programático deste curso:
Confira todo o Conteúdo Programático deste curso:
➩ CRISE PSICOLÓGICA DEFINIÇÃO E CARACTERÍSTICAS
➩ INTERVENÇÃO EM CRISE DEFINIÇÃO OBJETIVOS
➩ DIFERENÇA ENTRE CRISES VITAIS E CRISES CIRCUNSTANCIAIS
➩ DIFERENÇAS ENTRE INTERVENÇÃO EM CRISE A PSICOTERAPIA E OUTRAS INTERVENÇÕES
➩ ESTÁGIOS DE UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO EM CRISE
➩ CONTEXTOS ANSIEDADE PÂNICO
➩ CONTEXTOS SINTOMAS DEPRESSIVOS
➩ CONTEXTOS IDEAÇÃO SUICIDA COMPORTAMENTO SUICIDA
➩ CONTEXTOS DESEQUILÍBRIO EMOCIONAL – LUTO
➩ CONTEXTOS DESEQUILÍBRIO EMOCIONAL – TRAUMAS
➩ CONTEXTOS DESEQUILÍBRIO EMOCIONAL – SURTO PSICÓTICO
➩ COMUNICAÇÃO E PRIMEIROS SOCORROS PSICOLÓGICOS
➩ CRISE PSICOLÓGICA DEFINIÇÃO E CARACTERÍSTICAS
➩ INTERVENÇÃO EM CRISE DEFINIÇÃO OBJETIVOS
➩ DIFERENÇA ENTRE CRISES VITAIS E CRISES CIRCUNSTANCIAIS
➩ DIFERENÇAS ENTRE INTERVENÇÃO EM CRISE A PSICOTERAPIA E OUTRAS INTERVENÇÕES
➩ ESTÁGIOS DE UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO EM CRISE
➩ CONTEXTOS ANSIEDADE PÂNICO
➩ CONTEXTOS SINTOMAS DEPRESSIVOS
➩ CONTEXTOS IDEAÇÃO SUICIDA COMPORTAMENTO SUICIDA
➩ CONTEXTOS DESEQUILÍBRIO EMOCIONAL – LUTO
➩ CONTEXTOS DESEQUILÍBRIO EMOCIONAL – TRAUMAS
➩ CONTEXTOS DESEQUILÍBRIO EMOCIONAL – SURTO PSICÓTICO
➩ COMUNICAÇÃO E PRIMEIROS SOCORROS PSICOLÓGICOS
➩ ABORDAGEM DO PACIENTE COM CRISES DE ANSIEDADE – ATAQUES DE PÂNICO
➩ ABORDAGEM DO PACIENTE COM SINTOMAS DEPRESSIVOS
➩ ABORDAGEM DO PACIENTE COM IDEAÇÃO SUICIDA COMPORTAMENTO SUICIDA
➩ NOTIFICAÇÃO DE MORTE E INÍCIO DO PROCESSO DE LUTO
➩ NOTIFICAÇÃO DE MORTE POR COVID-19
➩ ABORDAGEM DO PACIENTE EM SURTO PSICÓTICO | EPISÓDIOS DISSOCIATIVOS
➩ ABORDAGEM DO PACIENTE EM AGITAÇÃO PSICOMOTORA E OU COMPORTAMENTO VIOLENTO
➩ EMERGÊNCIAS PSIQUIÁTRICAS
➩ SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER E ABUSOS SEXUAL
➩ INTERVENÇÃO EM CRISE PSICOLÓGICA VIA TELEFONE TELEASSISTÊNCIA
➩ REDES DE APOIO
➩ INTERVENÇÃO NO LOCAL NA CASA
➩ INTERVENÇÃO EM DEPENDÊNCIA QUÍMICA
➩ TRABALHO EM CRISES: CARACTERÍSTICAS DESEJADAS
➩ PREPARO TÉCNICO E PESSOAL
➩ O TRABALHO EM SITUAÇÕES DE CRISES
➩ COMPORTAMENTO ÉTICO
➩ CRESCIMENTO PÓS-TRAUMÁTICO
➩ RECUPERAÇÃO PSICOLÓGICA E RESILIÊNCIA
➩ ENTENDENDO O SUICÍDIO NA ATUALIDADE
➩ POLÍTICAS PÚBLICAS PARA PREVENÇÃO DO SUICÍDIO
➩ IDEAÇÃO E CAUSAS SUICIDAS
➩ COMO APOIAR E AUXILIAR A FAMÍLIA DE SOBREVIVENTES SUICIDAS?
➩ O QUE PODEMOS FAZER PARA AJUDAR PESSOAS COM COMPORTAMENTOS SUICIDAS
Confira todo o Conteúdo Programático deste curso:
➩
Confira todo o Conteúdo Programático deste curso:
➩ Introdução à Psicologia Hospitalar
➩ Psicologia Hospitalar no tratamento em Saúde Mental
➩ Psicologia Hospitalar no tratamento em Dependência Química
➩ O papel do Psicólogo no Hospital
➩ A Importância Da Humanização Do Psicólogo No Contexto Hospitalar
➩ LEI Nº10.216, DE 6 DE ABRIL DE 2001
➩ A Psicossomática: a linguagem do corpo
➩ O Psicodiagnóstico no Hospital
➩ Transtornos mentais
➩ Suicídio: Intervenções psicoterapêuticas de prevenção
➩ Cuidados em Instituições de Longa Permanência
➩ Demência e Doenças Degenerativas (Parkinsson / Alzheimer)
➩ Avaliação psicológica do paciente idoso
➩ Modelos de Intervenção e Comportamentos
➩ Psicologia Hospitalar no tratamento em Saúde Mental
➩ Psicologia Hospitalar no tratamento em Dependência Química
➩ O papel do Psicólogo no Hospital
➩ Drogas, Cultura e Sociedade
➩ Substâncias de Abuso e Dependência
➩ Modelos de Intervenção em Dependência Química
➩ Abordagens Familiares em Dependência Química
➩ Prevenção da Recaída e Treinamento de Habilidades Sociais na Dependência Química
➩ Modelo de Mudança de comportamentos e estágios de motivação
➩ Adesão ao tratamento
➩ Avaliação e Entrevistas Psicológicas
➩ Paciente hospitalizado
➩ Psicoterapia Breve
➩ Anotação em prontuário eletrônico
➩ O trabalho em equipes multidisciplinares
➩ O papel da equipe e familiares no processo de recuperação do paciente
➩ Plantão psicológico
➩ Ética e Humanização hospitalar
Confira todo o Conteúdo Programático deste curso:
➩ Fundamentos da TCC
➩ Modelo Cognitivo
➩ Processamento Cognitivo
➩ Estratégias compensatórias
➩ Esquemas mentais
➩ Princípios básicos do tratamento da TCC
➩ A relação terapêutica
➩ Estrutura do tratamento
➩ Técnicas
➩ A Terapia do Esquema
➩ Fundamentos
➩ Domínios esquemáticos
➩ Esquemas iniciais desadaptativos
➩ Modos esquemáticos
➩ Estilos de enfrentamento
➩ Tratamentos
➩ Técnicas
Confira todo o Conteúdo Programático deste curso:
➩ COMO FUNCIONA A MENTE
➩ DIFERENÇA ENTRE PSICOLOGIA, PSICOTERAPIA E PSICANÁLISE
➩ PSICOTERAPIA COMO PRÁTICA CIENTÍFICA (BREVE HISTÓRICO)
➩ ENTENDENDO A SINGULARIDADE E COMPLEXIDADE HUMANA
➩ COMO FUNCIONAM OS PROCESSOS SIMBÓLICOS E EMOCIONAIS
➩ IMAGINAÇÃO, REALIDADE OU NÃO?
➩ CONCEITO DE PSICOTERAPIA E SUAS CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS
➩ SAÚDE E SUA DEFINIÇÃO
➩ DIÁLOGO – O QUE É E COMO CONDUZIR?
➩ PRIMEIRA ENTREVISTA
➩ VULNERABILIDADE DO PSICÓLOGO
➩ MANEJO DAS RESISTÊNCIAS
➩ TEORIA E PRÁTICA
➩ CORPO E AS EMOÇÕES
➩ LEVANTANDO INDICADORES E CONSTRUINDO HIPÓTESES
➩ AS REGRAS SOCIAIS E SUAS INFLUÊNCIAS NAS EMOÇÕES
➩ COMPREENDENDO O MODO DE VIDA DE QUEM BUSCA A PSICOTERAPIA
➩ O SOFRIMENTO PARA ALÉM DO DIAGNÓSTICO
➩ TERAPIA INDIVIDUAL
➩ TERAPIA EM GRUPO
➩ TERAPIA DE CASAL
➩ TRANSTORNOS E INCAPACIDADE DE ENXERGAR ALTERNATIVAS
➩ DESENVOLVENDO A CRIATIVIDADE DO PSICOTERAPEUTA
➩ PSICOTERAPIA DO RESULTADO
➩ ÉTICA PROFISSIONAL
➩ A IMPORTÂNCIA DA SUPERVISÃO
➩ CONCLUSÃO
Em breve o conteúdo programático!
Confira todo o Conteúdo Programático deste curso:
➩ Entendendo os sintomas
➩ Ansiedade normal e patológica
➩ Agorafobia
➩ Transtornos Psiquiátricos e Transtornos Psicológicos
➩ TDAH – Transtorno ou doença?
➩ Ansiedade na TCC
➩ Transtorno de ansiedade social e Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)
➩ Transtorno de estresse pós-traumático (TEPT)
➩ Os transtornos depressivos
➩ Sintomas do transtorno depressivo maior
➩ Depressão ou Tristeza?
➩ A Depressão
➩ Falando sobre Suicídio
➩ Terapia cognitivo-comportamental (TCC)
➩ Psicoeducação
➩ Técnicas de Tratamento 1
➩ Técnicas de Tratamento 2
➩ A terapia psicodinâmica no tratamento da depressão
➩ Prevenção de recaídas
Confira todo o Conteúdo Programático deste curso:
➩ O QUE É A NEUROPSICOPEDAGOGIA
➩ CÓDIGO DE ÉTICA E NORMAS DA SBNPP
➩ NEURÔNIOS – COMPONENTES CELULARES DO SISTEMA NERVOSO
➩ CÉLULAS GLIA
➩ SINAPSE
➩ NEUROTRANSMISSORES
➩ PLASTICIDADE NEURAL OU NEUROPLASTICIDADE
➩ DIVISÃO DO SISTEMA NERVOSO
➩ LOBOS CEREBRAIS E ÁREAS FUNCIONAIS
➩ SISTEMA NERVOSO CENTRAL (SNC)
➩ FUNÇÕES COGNITIVAS | ATENÇ.
➩ FUNÇÕES COGNITIVAS | MEMÓRIA
➩ FUNÇÕES COGNITIVAS | INTELIGÊNCIA
➩ FUNÇÕES EXECUTIVAS
➩ LINGUAGEM
➩ LEITURA
➩ MATEMÁTICA
➩ DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM – TEÓRICOS
➩ DIFERENÇA DE TRANSTORNOS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
➩ DEFICIÊNCIAS FÍSICAS
➩ COMO A APRENDIZAGEM ACONTECE
➩ ENTREVISTA INICIAL E ANAMNESE
➩ AVALIAÇÃO
➩ INTERVENÇÃO
➩ IRA – MANUAL DE APLICAÇÃO E AVALIAÇÃO
➩ ATENÇ. E FUNÇÕES EXECUTIVAS
➩ LINGUAGEM
➩ LEITURA, ESCRITA E ARITMÉTICA
➩ AVALIAÇÃO PSICOMOTORA
➩ PIAFEX
➩ PSICOMOTRICIDADE
➩ JOGOS E BRINCADEIRAS
➩ PAPEL MÁGICO
➩ DEVOLUTIVA
➩ NEUROPSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL
Confira todo o Conteúdo Programático deste curso:
➩ História da Psicanálise
➩ O poder mágico
➩ Os afetos e seus adoecimento
➩ Escuta psicanalítica
➩ Repressão – O protótipo do inconsciente
➩ A resistência
➩ Transferência
➩ Transferência – O manejo
➩ Três ensaios sobre a sexualidade
➩ Complexo de Édipo
➩ Édipo e Neurose
➩ O inconsciente
➩ Primeira tópica freudiana
➩ Segunda tópica freudiana
➩ Além do princípio do prazer – Introdução
➩ Além do princípio do prazer
➩ Eros e Thanatos
➩ Pulsões e seus Destinos
➩ Neurose psicose e perversão
➩ Recordar repetir e elaborar
➩ Recomendações
➩ A clínica hoje
➩ Análise finita e a infinita
➩ Escolas Psicanalíticas
➩ Como se tornar um Psicanalista
Confira todo o Conteúdo Programático deste curso:
➩ O universo infantil
➩ As fases do desenvolvimento infantil e da formação da personalidade
➩ Pré-natal a 1 ano
➩ Desenvolvimento de 1 a 3 anos
➩ Desenvolvimento de 3 a 7 anos
➩ Desenvolvimento de 7 a 11 anos
➩ Brincar
➩ O processo lúdico na construção do conhecimento
➩ A brincadeira
➩ A importância do brinquedo
➩ A importância da leitura e da contação de histórias
➩ O desenho e seus significados
➩ A Família e o contexto do desenvolvimento da criança
➩ Adoção
➩ Divórcio e separação
➩ Lidando com as perdas: Morte
➩ Filho único e chegada do irmão
➩ Sinais de riscos psicológicos na criança
➩ Doenças infantis e Hospitalização
➩ Violência doméstica
➩ Educação afetivo-sexual
➩ Relação ensino e aprendizagem
➩ Dislexia
➩ TDAH
➩ Autismo
➩ Fatores de Aprendizagem
➩ Relação escola e família
Confira todo o Conteúdo Programático deste curso:
➩ APRESENTAÇÃO
➩ INTRODUÇÃO A GESTALT–TERAPIA
➩ ORIGEM DA GESTALT TERAPIA
➩ O HUMANISMO COMO INFLUÊNCIA FILOSÓFICA DA GESTALT–TERAPIA
➩ A FENOMENOLOGIA COMO INFLUÊNCIA FILOSÓFICA DA GESTALT–TERAPIA
➩ O EXISTENCIALISMO COMO INFLUÊNCIA FILOSÓFICA DA GESTALT–TERAPIA
➩ PSICOLOGIA DA GESTALT
➩ TEORIA DE CAMPO, HOLISMO E AS INFLUÊNCIAS ORIENTAIS
➩ AWARENESS
➩ CICLO DE CONTATO
➩ FIGURA-FUNDO
➩ A TEORIA DO SELF NA GESTALT–TERAPIA
➩ AS TÉCNICAS E SEUS FUNDAMENTOS – PARTE I
➩ AS TÉCNICAS E SEUS FUNDAMENTOS – PARTE II
➩ OS PROCESSOS TERAPÊUTICOS NA GESTALT TERAPIA
➩ CONSIDERAÇÕES SOBRE PRÁTICA CLÍNICA NA GESTALT–TERAPIA
Confira todo o Conteúdo Programático deste curso:
➩ Bases e fundamentos da Psicologia Escolar
➩ Retrospectiva histórica da Psicologia Escolar
➩ A escola e novas perspectivas de atuação
➩ Os Processos de ensino-aprendizagem
➩ Intervenções mediadas no Ensino Especial
➩ Anticapacitismo e educação menos medicalizada
➩ Panorama histórico e novas concepções sobre deficiência
➩ Documentos legais para a Educação Inclusiva no Brasil
➩ Perspectivas inclusivas atuais
➩ Psicologia Escolar com foco na inclusão
➩ Concepções sobre deficiência e diversidade na educação inclusiva
➩ Práticas emergentes: novos olhares para o diagnóstico e produção de relatórios
➩ Competências do Psicólogo Escolar para atuar na Educação Especial
➩ Necessidades educacionais especiais e adequações para a inclusão
➩ Dimensões de trabalho para construir estratégias inclusivas
➩ Conhecendo as deficiências
➩ Adequações curriculares e atividades diversificadas
➩ Estudo de Caso – Emília
➩ Recursos para a prática inclusiva
Confira todo o Conteúdo Programático deste curso:
➩ A Importância da saúde no trabalho: o campo de saber e práticas;
➩ Centralidade do trabalho;
➩ Trabalho /centralidade/subjetividade;
➩ Confronto ME/MI;
➩ Engajamento profissional;
➩ Impactos subjetivos do desemprego;
➩ Importância da saúde mental p/ empresa;
➩ Definição da PDT;
➩ Definição da OT;
➩ Exemplos práticos e clínicos;
➩ Introdução a sofrimento;
➩ Normalidade sofrente;
➩ Relação OT e Condições de trabalho;
➩ Definição Condições de Trabalho;
➩ OT como relação social;
➩ Características da OT que promove sofrimento;
➩ Exigências para o trabalhador;
➩ Trabalho como relação social;
➩ Cooperação e trabalho em equipe;
➩ Chefias;
➩ Riscos de fazer sofrer e ser injusto: assédio moral e sexual;
➩ O prazer no trabalho: o sentido do trabalho
➩ Relacionamentos interpessoais no trabalho
➩ Assédio Moral no Trabalho
➩ Assédio Sexual no Trabalho
➩ Estilos de funcionamento organizacional
➩ Intervenção na gestão
➩ Gestão do estresse
➩ Clínica do Trabalho
Confira todo o Conteúdo Programático deste curso:
→ História da Psicomotricidade
→ O que é psicomotricidade
→ Vertentes da Psicomotricidade
→ Desenvolvimento psicomotor na primeira infância
→ Desenvolvimento psicomotor na segunda infância
→ Aprender Brincando
→ Estruturas Psicomotoras: Imagem corporal e Esquema Corporal
→ Estruturas Psicomotoras: Tônus e Equilíbrio
→ Estruturas Psicomotoras: Lateralidade e Organização Espaço-temporal
→ Estruturas Psicomotoras: Coordenação motora ampla e fina
→ O que é e como avaliar
→ Instrumentos de avaliação
→ Distúrbios psicomotores
→ Intervenções e Reabilitação Psicomotora
→ Jogos e brincadeiras como instrumento de intervenção
→ Ensino Remoto e Psicomotricidade
→ JOGOS para Psicomotricidade, intervenção Psicopedagógicas e Neuropiscopedagógicas
→ Jogo Maior ou Menor
→ Atividade de Quantidade
→ Jogo das 7 Cobras
→ Número Oculto
→ O que Mudou
→ Jogo da Adivinhação
→ Tirando do Prato
→ Um ou Dois / Partes do Corpo
Confira todo o Conteúdo Programático deste curso:
➩ A constituição do campo, do pensamento e da clínica psicológica
➩ Definição, introdução e objetivos da Psicologia Clínica
➩ A especificidade da clínica em Psicologia
➩ A importância da abordagem em Psicologia Clínica
➩ Psicanálise (Freud e Lacan)
➩ Gestalt Terapia
➩ Behaviorismo e Terapia Cognitivo Comportamental
➩ Psicologia humanista
➩ Psicologia Analítica (Análise Junguiana)
➩ Terapia do Esquema
➩ Psicologia do corpo
➩ Teorias Sistémicas
➩ Psicodrama
➩ Psicoterapia individual
➩ Psicoterapia familiar
➩ Psicoterapia conjugal
➩ Psicoterapia sexual
➩ Psicoterapia em grupo
Confira todo o Conteúdo Programático deste curso:
➩ O QUE É NEUROPSICOPEDAGOGIA
➩ O PAPEL DO NEUROPSICOPEDAGOGO
➩ O CEREBRO
➩ A ABORDAGEM NEUROPSICOPEDAGÓGICA
➩ TESTAGEM x AVALIAÇÃO
➩ AULA PRÁTICA – TESTE DE FUNÇÃO EXECUTIVA
➩ AULA PRÁTICA – TESTE DE LINGUAGEM
➩ AULA PRÁTICA – TESTE DE TRILHAS
➩ AULA PRÁTICA – TESTE DE CANCELAMENTO
Confira todo o Conteúdo Programático deste curso:
➩ COMPREENDENDO A PSICOPEDAGOGIA
➩ A FIGURA DO PSICOPEDAGOGO
➩ PSICOPEDAOGIA NA PRÁTICA
➩ A PRÁXIS PSICOPEDAGOGICA
➩ PERGUNTAS MAIS FREQUENTES SOBRE PSICOPEDAGOGIA
➩ AULA PRÁTICA DE INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA – TDAH
➩ AULA PRÁTICA DE INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA – AUTISMO
➩ AULA PRÁTICA DE INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA – DISLEXIA
➩ AULA PRÁTICA DE INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA – DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
➩ AULA PRÁTICA DE INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA – SÍNDROME DE DOWN
Confira todo o Conteúdo Programático deste curso:
➩ Introdução
➩ O que é a Sexualidade?
➩ A Sexualidade Infantil
➩ A Sexualidade Infantil na Escola
➩ Educação Sexual: De Quem é Essa Responsabilidade?
➩ Abuso Infantil
➩ Exposição a Pornografia na Infância
➩ Sexualização Precoce e a Erotização Infantil
➩ Puberdade
➩ Identidade de Gênero: Tudo o Que Você Precisa Saber
➩ A Importância de um Sexólogo
Confira todo o Conteúdo Programático deste curso:
➩ O que é aprendizagem?
➩ O cérebro e a aprendizagem
➩ O que é a aprendizagem lúdica?
➩ A importância do lúdico para a aprendizagem
➩ Aprendizagem e o brinquedo na perspectiva de Jean Piaget
➩ Aprendizagem e o brinquedo na perspectiva de Lev Vygotsky
➩ Afetividade e aprendizagem
➩ Metodologias ativas: gamificação e storitelling
➩ Metodologias ativas: Teoria da pirâmide e mapas mentais
➩ Brinquedo e brincadeiras
➩ Vamos brincar – faixas etárias e para quê
➩ Massinha
➩ Tinta guache a base de farinha de trigo e a base de amido
➩ Cola Caseira
➩ Tinta que vem da natureza
➩ Brinquedo e brincadeiras que podem ser criados, o importante é estimular a criatividade
➩ Rotina e organização para a aprendizagem com o lúdico
➩ O lúdico
Confira todo o Conteúdo Programático deste curso:
➩ INTRODUÇÃO AO TDAH
➩ O CÉREBRO
➩ O QUE É O TDAH?
➩ CAUSAS DO TDAH
➩ TRATAMENTO
➩ DISTÚBIOS DE APRENDIZAGEM x DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM
➩ DICAS PARA PSICÓLOGOS E PROFESSORES
➩ TDAH EM ADULTOS
Confira todo o Conteúdo Programático deste curso:
➩ Aspectos históricos, sociais e conceituais da dependência química.
➩ Neurobiologia;
➩ Neuropsicologia e dependência química;
➩ Critérios, diagnósticos e classificação;
➩ Comorbidades psiquiátricas;
➩ Poliusuários;
➩ Drogas específicas de abuso e dependência: Drogas lícitas
➩ Álcool;
➩ Nicotina;
➩ Opiáceos;
➩ Anfetaminas;
➩ Benzodiazepínicos, hipnóticos e ansiolíticos;
➩ Anabolizantes;
➩ Maconha/ Haxixe / Skank;
➩ Cocaína;
➩ Crack e similares;
➩ Alucinógenos;
➩ Inalantes e outras drogas sintéticas;
➩ Comprometimento nas funções executivas Parte I;
➩ Comprometimento nas funções executivas Parte II;
➩ Comprometimentos de outras funções cognitivas;
➩ Comprometimentos da memória;
➩ Comprometimentos das funções visuoconstrutiva e na percepção visuoespacial;
➩ Crianças e Adolescentes;
➩ Mulheres gestantes e perinatal;
➩ Idosos;
➩ LGBTTIQ+;
➩ População em situação de rua;
➩ Intervenção Breve;
➩ Terapia comportamental cognitiva e prevenção a recaída.
➩ Entrevista Motivacional;
➩ Terapia de família e dependência química;
➩ Grupo de Apoio (Família e pacientes);
➩ Redução de danos;
➩ Papel das equipes multidisciplinares no tratamento da dependência química;
➩ Políticas públicas para dependências químicas e Lei orgânica da saúde.
➩ UBS, Atenção Primária, Pronto Socorro e Ambulatório;
➩ CAPS, Hospital Geral, Hospital Dia;
➩ Comunidades terapêuticas e Moradia assistida;
➩ Suicídio e dependência química;
➩ Fatores de proteção e risco na dependência química.
Confira todo o Conteúdo Programático deste curso:
➩ Apresentando a Análise do comportamento
➩ Apresentando temas comuns na Análise do Comportamento
➩ Apresentando mercado de trabalho na Análise do Comportamento
➩ Introdução à Terapia Comportamental
➩ Behaviorismo Metodológico e Comportamento respondente (parte 01)
➩ Behaviorismo Metodológico e Comportamento respondente (parte 02)
➩ Behaviorismo Radical e Condicionamento Operante (parte 01)
➩ Behaviorismo Radical e Condicionamento Operante (parte 02)
➩ Behaviorismo Radical e Condicionamento Operante (parte 03)
➩ Pressupostos Filosóficos do Behaviorismo Radical
➩ Princípios Básicos de Análise do Comportamento (parte 01)
➩ Princípios Básicos de Análise do Comportamento (parte 02)
➩ Princípios Básicos de Análise do Comportamento (parte 03)
➩ Esquemas de Reforçamento (parte 01)
➩ Esquemas de Reforçamento (parte 02)
➩ Esquemas de Reforçamento (parte 03)
➩ Esquemas de Reforçamento (parte 04)
➩ Controle de estímulos e equivalência de estímulos (parte 01)
➩ Controle de estímulos e equivalência de estímulos (parte 02)
➩ Controle aversivo
➩ Comportamento Verbal (parte 01)
➩ Comportamento Verbal (parte 02)
➩ Operações Motivadoras
➩ Análise Funcional (parte 01)
➩ Análise Funcional (parte 02)
➩ Métodos de pesquisa (parte 01)
➩ Métodos de pesquisa (parte 02)
➩ Métodos de pesquisa (parte 03)
➩ Análise do Comportamento e relação Terapêutica
➩ Entrevista Clínica (parte 01)
➩ Entrevista Clínica (parte 02)
➩ Diagnóstico Comportamental
➩ Aspectos comportamentais de alguns transtornos: Depressão
➩ Aspectos comportamentais de alguns transtornos: Ansiedade
➩ Aspectos comportamentais de alguns transtornos: Transtornos Alimentares
➩ Aspectos comportamentais de alguns transtornos: Uso e abuso de substâncias psicoativas
➩ Principais Procedimentos Comportamentais aplicados à diferentes problemas clínicos
➩ Novas demandas da neurodiversidade
Confira todo o Conteúdo Programático deste curso:
➩ Fundamentos da psicopedagogia;
➩ História da psicopedagogia no Brasil;
➩ Teorias que embasam o trabalho pedagógico;
➩ Leis, diretrizes e códigos da psicopedagogia.
➩ Identidade do psicopedagogo nos diversos contextos
➩ Atuação do psicopedagogo no âmbito clínico;
➩ Atuação do psicopedagogo no âmbito educacional;
➩ Atuação do psicopedagogo no âmbito institucional (empresas e ongs);
➩ Atuação do psicopedagogo no âmbito hospitalar.
➩ Psicologia do desenvolvimento e aprendizagem
➩ Principais teorias e teóricos da psicologia do desenvolvimento;
➩ teorias da aprendizagem;
➩ Quais são os principais fatores que influenciam o desenvolvimento humano?;
➩ Aprendizagens significativas;
➩ Psicopedagogia no processo interventivo clínico e institucional
➩Trastornos funcionais
➩ Estratégica de intervenção em leitura, escrita e cálculo;
➩ Dislexia;
➩ Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDA/H) – elementos e intervenção;
➩ Psicopedagogia no processo interventivo clínico e institucional – Educação Especial
➩ Deficiência Intelectual
➩ Transtorno do Espectro Autista- TEA
➩ Altas Habilidades/ Superdotação
➩ Psicopedagogia e neuroaprendizagem
➩ Relação entre dificuldades de aprendizagem e as inteligências;
➩ Determinação e formas de avaliar a inteligência;
➩ Pensamento, linguagem e inteligência;
➩ aprendizagem baseada no cérebro.
➩ Organização do trabalho psicopedagógico na Escola Inclusiva
➩ Diversidade e inclusão;
➩ A atuação do psicopedagogo na escola inclusiva;
➩ O jogo e a brincadeira no contexto da Inclusão
➩ Avaliação psicopedagógica
➩ Introdução a avaliação psicopedagógica;
➩ Etapas da avaliação psicopedagógica;
➩ Realização de avaliação psicopedagógica mediante a utilização de instrumentos e técnicas próprios de psicopedagogia;
➩ Avaliação da cognição e metacognição.
➩ Intervenção psicopedagógica
➩ Recursos psicopedagógicos no processo de intervenção;
➩ Plano de intervenção psicopedagógico;
➩ Intervenção psicopedagógica e dificuldades de aprendizagem.
Confira todo o Conteúdo Programático deste curso:
➩ Introdução a Avaliação Psicológica: Objetivo, Planejamento e execução.
➩ Testagem Psicológica e Avaliação Psicológica
➩ Resoluções do Conselho Federal de Psicologia sobre a Avaliação Psicológica
➩ Orientações e Elaboração de Documentos decorrentes da Avaliação Psicológica
➩ O sistema SATEPSI, IBAP, Plataformas digitais e novas tecnologias relacionadas à Avaliação Psicológica.
➩ Dificuldades e problemas comuns para a realização da Avaliação Psicológica
➩ Instrumentos Psicológicos mais usados em diversas Avaliações Psicológicas (Inventários, escalas, testes memória, inteligência…)
➩ Instrumentos Psicológicos mais usados parte II – “informatizados”
➩ Instrumentos Psicológicos mais usados parte III – Personalidade
➩ Elaboração de uma Bateria de Testes Assertiva
➩ A Avaliação Psicológica Compulsória para Porte de Arma
➩ Planejamento para uma Avaliação Psicológica para Concurso Público
➩ Avaliação Psicológica assertiva para portadores de Necessidades Especiais
➩ Panorama da Avaliação Psicológica para o Trânsito
➩ O Cenário da Avaliação Psicológica no Trabalho (Psicossocial)
➩ A Avaliação Psicológica no Contexto Hospitalar
➩ Etapas da Avaliação Psicológica no contexto Florense
➩ A prática da Avaliação Psicológica em contextos Esportivos
➩ A Avaliação Psicológica no âmbito Escolar
➩ Contextualização da Avaliação Psicológica na Aviação
➩ Orientações para Avaliação Psicológica em cirurgia Bariátrica e outros tipos de cirurgias específicas
➩ A Avaliação Psicológica e os Transtornos de Personalidade
➩ A Avaliação Psicológica e os Transtornos Alimentares
➩ A Avaliação Psicológica e Avaliação Neuropsicológica
➩ Protocolos de Entrevista para cada tipo de demanda de Avaliação Psicológica
➩ Exemplo prático de uma Avaliação Psicológica de Excelência
➩ Elaboração do Laudo decorrente da Avaliação Psicológica
➩ Questões Éticas que envolvem a Avaliação Psicológica
➩ A conjuntura da Pandemia e seus reflexos na Avaliação Psicológica
➩ O presente e o futuro da Avaliação Psicológica no Brasil – Reflexões
Confira todo o Conteúdo Programático deste curso:
➩ Sexualidade: uma contextualização histórica
➩ Atitudes e comportamentos sexuais ao longo da História da humanidade
➩ Influências do passado nas práticas sexuais dos dias de hoje
➩ Sexualidade para além da genitália
➩ Dimensões da Sexualidade
➩ Sexualidade e Corpo
➩ Fase do Ciclo ou ato sexual
➩ Diferença de sexo e sexualidade
➩ A importância de viver a sexualidade como uma dimensão humana
➩ Atuação do psicólogo no campo da sexualidade
➩ Conduta ética do psicólogo frente a temática da sexualidade
➩ Código de Ética do Psicólogo
➩ Politicas Públicas e Legislações
➩ Mitos e Crendices Sexuais (Estigmas e Sexualidade)
➩ Preconceitos e crendices populares ligados à manifestação da sexualidade e suas consequências no comportamento dos indivíduos
➩ Discriminação e diversidade sexual: estereótipos, tabus e preconceitos relacionados à mulher, à homossexualidade, à deficiência física e mental, ao diferente
➩ Os condicionamentos culturais
➩ O mito da superioridade masculina
➩ Sexualidade ao longo do ciclo da vital da família
➩ Ciclo vital Familiar
➩ Introdução à temática da sexualidade no ciclo vital da família
➩ Teorias do Desenvolvimento Psicossexual segundo Sigmond Freud (Parte 1)
➩ As 5 fases do desenvolvimento (oral, anal, fálica, latência e genital)
➩ Sexualidade na Infância
➩ Principais manifestações da sexualidade na infância
➩ A fase da curiosidade
➩ Como lidar com a criança que faz perguntas sobre sexo
➩ Gênero na infância
➩ Sexualidade na Adolescência
➩ Manifestações da sexualidade na adolescência
➩ Conflitos e Namoros
➩ A importância do diálogo
➩ Mudanças fisiológicas
➩ Sexualidade na vida Adulta
➩ Papeis sociais e a sexualidade
➩ Casamento/conjugalidade e Sexo
➩ Filhos e Sexo.
➩ Sexualidade na Velhice
➩ Existe sexo na velhice? Mitos e Verdades
➩ As mudanças do corpo e a sexualidade
➩ As contribuições dos estudos de gênero para a compreensão da Sexualidade
➩ História da temática de gênero
➩ Conceitos iniciais sobre Gênero
➩ As diversas formas de se relacionar
➩ Expressões da Sexualidade e Identidades
➩ Identidade de Gênero, Expressão de Gênero, Sexo Biológico, Orientação Sexual
➩ Sexualidade e psicopatologia
➩ Noções iniciais sobre a psicopatologia, DSM-V
➩ Avaliações iniciais
➩ Transtornos e Disfunções relacionados a sexualidade (Parte 1)
➩ Transtornos Parafílicos, Hipersesualidade, Disfunções Sexuais no homem e na Mulher.
➩ Transtornos e Disfunções relacionados a sexualidade (Parte 2)
➩ Incongruencia de gênero e Disforia de Gênero
➩ Violência de Gênero
➩ Homofobia e Transfobia;
➩ Misoginia e Feminicidio
➩ Sexualidade Na Escola (Parte 1)
➩ Como lidar com a temática da sexualidade na escola (infância)
➩ Sexualidade Na Escola (Parte 2)
➩ Como lidar com a temática da sexualidade na escola (Adolescência)
➩ Formação de Professores em educação Sexual
➩ Sexualidade e Gênero no Plano Nacional de Educação.
➩ Os três eixos da conduta do professor frente aos alunos.
➩ Pais e a Escola.
Confira todo o Conteúdo Programático deste curso:
Confira todo o Conteúdo Programático deste curso:
Confira todo o Conteúdo Programático deste curso:
De R$ 18.549,00 por apenas R$ 958,80/ano
Ou R$ 79,90/mês neste plano especial!