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Curso de capacitação e aperfeiçoamento em:

Avaliação e Intervenção Psicopedagógica

A avaliação e intervenção psicopedagógica são práticas fundamentais para o tratamento de transtornos relacionados à aprendizagem. Neste curso, o aluno terá a oportunidade de ampliar seus conhecimentos técnicos na área e desenvolver habilidades para atuar na avaliação e intervenção psicopedagógica nos principais transtornos, como TDAH, TPAC, TOD, Dislexia, Disortografia, Disgrafia e Discalculia, além de Transtorno Funcional Específico e Transtorno do Espectro Autista.


O conteúdo programático inclui estruturação e utilização das ferramentas avaliativas, como as Provas Piagetianas e EOCA, e a interpretação de resultados de testes e escalas psicopedagógicas para avaliar aspectos educacionais e funções executivas do paciente.


Além disso, o aluno terá acesso a técnicas específicas para o tratamento de cada transtorno, como treinamento em habilidades sociais e emocionais para pacientes com TDAH, e leitura em voz alta e treinamento em habilidades de decodificação para pacientes com dislexia.

Não deixe de assistir a uma breve apresentação sobre o curso com a professora!

A avaliação e intervenção psicopedagógica são práticas fundamentais para o tratamento de transtornos relacionados à aprendizagem. Neste curso, o aluno terá a oportunidade de ampliar seus conhecimentos técnicos na área e desenvolver habilidades para atuar na avaliação e intervenção psicopedagógica nos principais transtornos, como TDAH, TPAC, TOD, Dislexia, Disortografia, Disgrafia e Discalculia, além de Transtorno Funcional Específico e Transtorno do Espectro Autista.

 

O conteúdo programático inclui estruturação e utilização das ferramentas avaliativas, como as Provas Piagetianas e EOCA, e a interpretação de resultados de testes e escalas psicopedagógicas para avaliar aspectos educacionais e funções executivas do paciente.

 

Além disso, o aluno terá acesso a técnicas específicas para o tratamento de cada transtorno, como treinamento em habilidades sociais e emocionais para pacientes com TDAH, e leitura em voz alta e treinamento em habilidades de decodificação para pacientes com dislexia.

 

Com a aquisição desses conhecimentos técnicos, o aluno estará apto a atuar na avaliação e intervenção psicopedagógica de forma mais efetiva e assertiva, contribuindo para a melhoria do desempenho acadêmico e bem-estar psicológico de seus pacientes.

 

Convidamos você a se capacitar nesta área, a fim de ampliar suas habilidades e contribuir para o desenvolvimento humano e social. Seja um profissional capacitado em avaliação e intervenção psicopedagógica e ajude seus pacientes a superar suas dificuldades de aprendizagem e a alcançar seu potencial máximo.

Antes de realizar sua inscrição, veja o conteúdo programático!

Com a aquisição desses conhecimentos técnicos, o aluno estará apto a atuar na avaliação e intervenção psicopedagógica de forma mais efetiva e assertiva, contribuindo para a melhoria do desempenho acadêmico e bem-estar psicológico de seus pacientes.


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leia um pouco mais Sobre a temática:

O que é a avaliação e intervenção psicopedagógica?

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A avaliação e intervenção psicopedagógica é um conjunto de práticas que têm como objetivo ajudar pessoas com dificuldades de aprendizagem. Essas práticas são baseadas em uma compreensão ampla e integrada da relação entre o processo de aprendizagem e a psicologia, a pedagogia e a neurociência. A intervenção psicopedagógica envolve uma série de atividades, incluindo a avaliação diagnóstica, a intervenção terapêutica, a orientação à família e aos professores, e o acompanhamento do desenvolvimento educacional do paciente.

 

A avaliação psicopedagógica é o primeiro passo para o tratamento de problemas relacionados à aprendizagem. Ela é um processo sistemático que envolve a coleta de informações sobre o histórico educacional, as habilidades cognitivas, as funções executivas e o desenvolvimento socioemocional do paciente. A avaliação psicopedagógica é realizada por profissionais qualificados e inclui entrevistas com a família e professores, observações comportamentais, testes psicológicos e pedagógicos, entre outras ferramentas.

 

Uma vez que a avaliação é concluída, o psicopedagogo pode começar a intervenção terapêutica. Essa intervenção pode incluir uma variedade de abordagens terapêuticas, dependendo das necessidades do paciente. Alguns exemplos de abordagens terapêuticas incluem a terapia cognitivo-comportamental, a terapia ocupacional, a terapia psicomotora e a psicoterapia.

 

Um dos principais transtornos que pode ser tratado com a avaliação e intervenção psicopedagógica é o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). A intervenção psicopedagógica para pacientes com TDAH geralmente envolve o treinamento em habilidades sociais e emocionais, a educação da família e professores sobre o transtorno e o uso de medicação, quando necessário.

 

Outro transtorno comum que pode ser tratado com a avaliação e intervenção psicopedagógica é a dislexia. A intervenção psicopedagógica para pacientes com dislexia pode incluir a leitura em voz alta, o treinamento em habilidades de decodificação e a utilização de tecnologias assistivas.

 

A avaliação e intervenção psicopedagógica também pode ajudar pacientes com transtornos do espectro autista. A intervenção psicopedagógica para pacientes com autismo pode incluir o uso de técnicas de terapia ocupacional para ajudar a desenvolver habilidades motoras, a terapia da fala para melhorar a comunicação, e a terapia comportamental para ajudar a desenvolver habilidades sociais.

 

Ao se capacitar na avaliação e intervenção psicopedagógica, o profissional pode oferecer aos seus pacientes as ferramentas necessárias para superar suas dificuldades de aprendizagem e alcançar seu potencial máximo. Além disso, a capacitação em avaliação e intervenção psicopedagógica é uma oportunidade para aprimorar habilidades e ampliar conhecimentos na área da psicologia e pedagogia.

 

Se você é um profissional de psicologia ou educação que deseja se capacitar nessa área e aprimorar suas habilidades, convidamos você a se inscrever no nosso curso de Avaliação e Intervenção Psicopedagógica. Com conteúdo prático e técnicas específicas para cada transtorno, você será capaz de atuar na avaliação e intervenção psicopedagógica de forma mais efetiva e assertiva.

 

 

Não perca a oportunidade de se aprimorar em uma área tão importante e fazer a diferença na vida de seus pacientes. Inscreva-se agora no nosso curso e amplie suas habilidades para contribuir para o desenvolvimento humano e social.

O que você irá aprender?

Confira o Conteúdo Programático

Este curso abrangente é dividido em quatro módulos, projetados para capacitar profissionais na avaliação e intervenção psicopedagógica. Os alunos serão introduzidos aos conceitos básicos de avaliação e intervenção, abordando dificuldades de aprendizagem, estruturação de avaliações, funções executivas, e ferramentas avaliativas, incluindo testes de rastreio para Autismo e TDAH. No Módulo 02 aborda diagnósticos psicopedagógicos, incluindo transtornos funcionais específicos como Dislexia e TDAH, Transtorno do Espectro Autista (TEA), e deficiência intelectual. Serão explorados métodos como provas piagetianas e teoria da epistemologia convergente. O uso de instrumentos, técnicas projetivas e o lúdico na avaliação e intervenção serão discutidos, além da elaboração de pareceres psicopedagógicos.


No Módulo 03 exploraremos as áreas de atuação da Psicopedagogia Clínica, Educacional, Hospitalar e Empresarial. O conteúdo será revisitado para consolidar o aprendizado. No Módulo 04, temos aulas ao vivo, cada uma com uma hora de duração e material de apoio em PDF, cobrirão planejamento de avaliações, importância do lúdico, envolvimento familiar e avaliação em crianças pequenas. Este curso proporcionará um aprendizado prático e aprofundado, preparando profissionais para realizar avaliações precisas e intervenções eficazes em Psicopedagogia.

MÓDULO 01 – Introdução avaliação e intervenção psicopedagógica

Introdução sobre o assunto:

A avaliação psicopedagógica é a investigação do processo de aprendizagem do indivíduo visando entender a origem da dificuldade e/ou distúrbio apresentado.

Introdução sobre o assunto:

Geralmente o profissional de psicopedagogia é procurado pois, a escola observou que a criança ou adolescente apresenta desafios e dificuldades de aprendizagem que para a sua faixa etária já teriam sido vencidas. Em outros momentos percebem desafios comportamentais que também estão contribuindo para a não aprendizagem.

Introdução sobre o assunto:

Para a realização da avaliação psicopedagógica é preciso estruturar e criar um roteiro para que aconteça da melhor maneira possível a partir da queixa que foi levada até o psicopedagogo.

Introdução sobre o assunto:

O passo inicial para iniciar o processo de Avaliação Psicopedagógica é a primeira consulta com que será avaliado, com os pais ou responsáveis. Nessa primeira consulta o profissional em psicopedagogia ouvirá a queixa inicial, e irá explicar como será todo o processo.

Introdução sobre o assunto:

Funções executivas constituem um conjunto de habilidades que são fundamentais para o controle consciente e deliberado sobre ações, pensamentos e emoções. Elas possibilitam a pessoa gerenciar diferentes aspectos da vida com autonomia, isto é, tomar decisões com independência e responsabilidade. É possível considerar três dimensões das funções executivas que, apesar de distintas, são interligadas. São elas a memória de trabalho, o controle inibitório e a flexibilidade cognitiva (COSTA, et al, 2016).

Introdução sobre o assunto:

Sabe-se que para a avaliação psicopedagógica faz o uso de vários instrumentos e testes, nesse tópico falaremos de alguns principais que podem ser utilizados nesse processo. Importante destacar que as provas e testes devem ser selecionados de acordo com a necessidade diante as hipóteses formuladas nas entrevistas com a família e na EOCA.

MÓDULO 02 – Avaliação e Intervenção

Introdução sobre o assunto:

O processo de Avaliação psicopedagógica até o seu fim tem um longo percurso. Na maioria das vezes o momento inicial é a queixa, isto é, o motivo para que se realize a avaliação psicopedagógica e o término acontece com a devolução para aqueles que a solicitaram.

Introdução sobre o assunto:

Na maioria das vezes a solicitação de uma avaliação psicopedagógica em pessoas que tem a suspeita de um Transtorno Funcional Especifico, vem do médico que acompanha, da escola ou até mesmo da família. Comumente a queixa da avaliação vem acompanhada de um discurso de que o indivíduo não aprende, não escreve, não realiza leitura, apresenta erros ortográficos grosseiros, apresenta-se desafiador, parece não compreender comandos e vários outros.

Introdução sobre o assunto:

Atualmente, os domínios para o TEA incluem deficiências na comunicação, na interação social, nos interesses restritos e nos comportamentos repetitivos. A chamada tríade autista (ACAMPORA, 2019). Agora o DSM-5 são realizadas distinções de acordo com a nível de gravidade à interação e comunicação: Nível 1- pouco dependente, nível 2- dependência moderada, nível 3- muito dependente.

Introdução sobre o assunto:

As provas operatórias são baseadas nas fases de desenvolvimento de Jean Piaget. A provas piagetianas pode auxiliar na compreensão do funcionamento das habilidades lógicas do indivíduo, permitindo investigar e identificar o nível cognitivo, bem como atrasado em relação a idade cronológica.

Introdução sobre o assunto:

O objetivo das técnicas projetivas é de descobri como o sujeito usa seus próprios recursos cognitivos a serviço da expressão de sus emoções. O importante é a leitura psicopedagógica das situações trazidas pelo o indivíduo, pois muitas vezes o não saber lidar com a emoções impacta no processo de ensino aprendizagem (WEISS, 2012).

Introdução sobre o assunto:

Importante destacar que os testes e provas são selecionados de acordo com a necessidade surgida em função de hipóteses expostas na entrevista com os familiares e nas atividades iniciais realizadas com a criança, adolescente ou adulto. Weiss (2012) salienta que por ser um meio auxiliar, é fundamental a observação cuidadosa, a escuta durante o processo de execução e a leitura psicopedagógica possível de ser feita do produto realizado.

Introdução sobre o assunto:

Separe figuras que terminam com o mesmo som, por exemplo: sapo-mato-gato-pato; leão-pião-balão-mamão; pode utilizar com outras terminações e mostre a criança as figuras e peça para que fale o nome de cada uma. Peça para criança colocar as figuras juntas que tem o mesmo som. Outra forma, é apresentar figuras diversas que as palavras comecem com o mesmo som, por exemplo: macaco-maçã-mala; panela- paçoca-palhaço; caneta-cachorro-cabelo. Peça para colocar as figuras juntas que tem o mesmo som inicial.

Introdução sobre o assunto:

Na avaliação psicopedagógica é muito importante, avaliar também os aspectos psicomotores, bem como as habilidades adaptativas e de vida social e autônoma, principalmente de crianças pequenas e de crianças que estão ingressando no processo de alfabetização. Para essa avaliação é preciso de alguns materiais, mas faça de acordo com o que você pode utilizar, aproveite esse momento no qual trabalhamos mais o movimento e crie. O importante é observar se os parâmetros avaliados estão de acordo com a idade de desenvolvimento do avaliado.

Introdução sobre o assunto:

O brincar é uma das melhores maneiras de estabelecer um vínculo, principalmente no processo de avaliação psicopedagógica com crianças. E é no brincar que também conseguimos avaliar muitos aspectos. Analisamos a forma do brincar, se é funcional ou não, o jogo simbólico. Aspectos esses fundamentais em crianças que estão em investigação para o TEA.

Introdução sobre o assunto:

Nas aulas anteriores vimos claramente as ferramentas que podem ser utilizadas no processo de avaliação de forma em geral. Nesse tópico apresentarei os instrumentos, escalas para avaliação dos Transtorno Funcionais Específicos do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade- TDAH, Transtorno do Processamento Aditivo Central e Transtorno Desafiador opositor- TOD.

Introdução sobre o assunto:

Para crianças com Dislexia, Disortografia, Disgrafia e Discalculia, também pode fazer uso do programa do Piafex com atividades que pode ser aplicada de acordo com a dificuldade de cada um. Assim também como a Ginástica Cerebral.

Introdução sobre o assunto:

A avaliação psicopedagógica em crianças e adolescentes com suspeita ou até mesmo com diagnóstico de Deficiência Intelectual, acontece de acordo com a demanda e queixa que o profissional recebe. Podem ser realizadas as provas operatórias, bem como testes projetivos e Testes psicológicos de avaliação da inteligência, que só podem ser aplicadas por psicólogos.

Introdução sobre o assunto:

O método ABA, é uma metodologia estritamente comportamental que trabalha com uso de reforçadores, concretos ou sociais, na modelagem do comportamento autista. É uma Instrução Programada, uma maneira de ensinar que possuem princípios, como por exemplo: os comportamentos dever ser reforçados positivamente, o feedback deve ser imediato; a criança deve ser comparada com ela mesma; os conteúdos devem ser apresentados em uma ordem de complexidade crescente; expor a criança somente ao material preparado, entre outros princípios (ACAMPORA, 2019).

Introdução sobre o assunto:

A ginástica cerebral surgiu na Califórnia, nos Estados Unidos, no meio dos anos 70. Seu precursor foi o Dr. Paul Dennison, pioneiro da pesquisa cerebral aplicada e criador da educação cinestésica. As descobertas de Dennison se basearam na compreensão da interdependência do desenvolvimento acadêmico, do desenvolvimento físico e da aquisição da linguagem. Em outras palavras, o especialista descobriu que todas essas áreas estavam ligados entre si. Consequentemente, a estimulação de uma contribuiria para o desenvolvimento das outras.

Introdução sobre o assunto:

Durante o processo de avaliação e intervenção psicopedagógica, não é somente a criança ou o adolescente que estão envolvidos. A família também está e precisa muitas vezes de ser acolhida, de ter um olhar e escuta sensível. Isso porque, a queixa que a família traz, também interfere com a dinâmica familiar. Além disso, faz a própria família pensar que tem culpa em relação a queixa ou a situação em que se encontram.

Introdução sobre o assunto:

Após a realização de toda a avaliação psicopedagógica, faz-se necessário a escrita de um documento informando tudo o que foi observado, avaliado e analisado. Alguns profissionais denominam de parecer psicopedagógico, outros de informe psicopedagógico.

Introdução sobre o assunto:

É um momento que gera muita expectativa e ansiedade nos envolvidos, seja da família, e até mesmo do profissional que conduziu todo o processo. Da família que não sabe ainda do resultado e do profissional que ainda não sabe como o resultado será recebido.

MÓDULO 03 – Práticas Psicopedagógicas

Introdução sobre o assunto:

Sabe-se que a psicopedagogia clinica é a mais conhecida e a quem mais os profissionais trabalham. Nesse sentido, a intenção é apresentar de forma geral como é o trabalho e como pode ser realizado.

Introdução sobre o assunto:

Atualmente muitas escolas em seu quadro de colaboradores tem o profissional psicopedagogo ou especialista em psicopedagogia, sendo pedagogo ou psicólogo escolar. E geralmente são eles responsáveis pela avaliação e intervenção psicopedagógica no contexto educacional.

Introdução sobre o assunto:

Diante o processo de ensino aprendizagem, que acontece em todos os lugares, o ambiente hospitalar muitas vezes também de aprendizagem, muitas crianças ou até mesmo adultos permanecem muito tempo hospitalizado e por vezes precisa de avaliação psicopedagógica e intervenção. Por isso o psicopedagogo no ambiente hospitalar tem como foco principal auxiliar os processos de aprendizagens e também o desenvolvimento cognitivo, emocional e educacional, favorecendo a recuperação da pessoa.

Introdução sobre o assunto:

Ressalta-se que o profissional psicopedagogo nas organizações tem condições de atuar em pelo menos dois setores, ressalvada a peculiaridade de cada empresa: o departamento de Recursos Humanos e o departamento de Educação Corporativa ou de Treinamento e Desenvolvimento, como ressalta Miranda e Garcia (2015).

Introdução sobre o assunto:

Iniciamos o curso falando sobre a definição, passando pelas dificuldades de aprendizagem, seguindo para como elaborar uma avaliação. Trouxe ainda os principais teóricos e exemplos de avaliação. Falamos sobre os principais Transtornos Funcionais Específicos e sobre Transtorno do Espectro Autista e outras deficiências. Em relação a sugestões de intervenção trouxemos várias sugestões, estratégias, instrumentos de intervenção como o Piafex e a ginástica cerebral.

apostila de apoio

Você terá acesso a uma apostila em PDF completa, elaborada por especialistas e que contém todo o embasamento teórico necessário para acompanhar as aulas. Ela é uma ferramenta prática e eficiente para estudar em qualquer lugar e a qualquer hora, por meio de diferentes dispositivos eletrônicos. A apostila é cuidadosamente selecionada e organizada, com informações claras, objetivas e práticas, além de exemplos e exercícios para aprimorar o aprendizado dos alunos. Invista em seu futuro profissional com um material didático completo e de excelência!

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Avaliação e Intervenção Psicopedagógica

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Sobre a Sumara Ferreira

Professora da ElloCursos Psicologia

Sumara (1)

Sumara Ferreira, psicóloga com registro CRP: 01/13090 pela Universidade Católica
de Brasília, possui uma carreira diversificada. Durante sua formação, atuou em pesquisas
sobre desenvolvimento infantil e realizou estágios em Psicologia Hospitalar, Organizacional
e Escolar. Inicialmente focada na Psicologia Organizacional, especializou-se em Gestão de
Pessoas. Também contribuiu como Psicóloga Social em projetos para Jovens Aprendizes.
Atualmente, desempenha papéis importantes como Psicóloga Escolar na Secretaria de
Educação do Distrito Federal e psicóloga clínica na Egos Psicologia e Saúde, demonstrando
sua versatilidade e compromisso com a profissão. Ela compartilha seu conhecimento
teórico e prático para capacitar educadores a lidar com desafios específicos que os alunos
possam enfrentar em seus processos de aprendizagem.

Perguntas frequentes!

Se tiver outra dúvida, entre em contato com nosso suporte!

Este curso é indicado para profissionais e estudantes da áreas da Saúde e Educação como: Psicólogos, Pedagogos e Psicopedagogos, terapeutas, Médicos e Enfermeiros, Psiquiatras, Educadores, Serviços sociais, Fonoaudiólogo, coordenadores e áreas afins. 

 

O curso tem como objetivo a atualização e qualificação profissional na categoria de capacitação e aperfeiçoamento. É destinado a proporcionar ao aluno conhecimentos que permitam o desenvolvimento de novas competências. 

 

Ao concluir o curso você recebe um certificação de capacitação profissional, aperfeiçoamento e/ou extensão válido em todo Brasil que pode ser aplicado para diversos objetivos. Lembrando que seu nível de aprendizagem nesse curso depende da sua dedicação e periodicidade dos treinos e aplicação dos instrumentos estudados.

Após a confirmação de pagamento, você receberá os dados de acesso ao curso em seu e-mail, que é por meio de um login e senha para acessar a plataforma do aluno.

 

Pagamentos via Boleto Bancário recebe os dados de acesso em até 24 horas úteis. Pagamentos via Cartão de Crédito, recebe os dados de acesso dentro de 30 minutos.

 

Após o período, verifique sua caixa de entrada, spam e lixeira. O remetente do e-mail é: Hotmart Club. Caso não encontre, basta entrar em contato com nosso suporte.

Sugerimos que os alunos finalizem o curso em até 3 meses conforme a carga horária. Disponibilizamos também acesso a todas as atualizações programadas no curso, pelo período de um ano.

Temos uma política de reembolso de 7 dias a partir do momento de inscrição no curso. Sem multas ou taxas, o nosso objetivo é sempre trazer os melhores materiais disponíveis assim como suas atualizações.

O certificado desse curso é digital e é válido em todo Brasil e reconhecido na categoria de cursos livres (que tem como Base Legal o Decreto Presidencial N° 5.154, de 23 de julho de 2004, Art. 1° e 3° e PORTARIA Nº 008, de 25/06/2002 publicado no DIÁRIO OFICIAL – SC – Nº 16.935 – 27.06.2002). Nossos certificados são válidos em todo território nacional e são amplamente aceitos no mercado de trabalho e na academia.

 

A ElloCursos Psicologia usa o padrão estabelecido pela ABED, para os cursos Livres e de Capacitação. Onde os cursos em vídeo são uma parte do conhecimento agregado, ou seja, nas horas é compreendido as aulas, atividades síncronas, materiais didáticos, tempo de estudo da apostila, aplicação das atividades, materiais complementares, leitura das referências, tempo de estudo e assimilação do conteúdo por parte do aluno, assim como suas atualizações.

Temos uma política de sempre oferecer mais por menos, ou seja, disponibilizamos materiais que são pagos de forma gratuitas para nossos alunos, confira no site!

 

Obs. Como política e regulamento interno da instituição, os bônus são liberados com um prazo de 7 dias a partir da data de inscrição no curso desejado.

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Planejamento Tributário para Psicólogos

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Psicólogo pode ser MEI? Como faço para abrir minha clínica? É possível economizar em impostos?

Todas essas perguntas e muitas outras responderemos nessa Live especial sobre Planejamento tributário para psicólogos com um convidado fera no assunto, contador especialista em profissionais da saúde Diego Aragão.

 

Te ajudaremos a resolver suas maiores dúvidas sobre como formalizar o seu consultório, quais impostos o psi deve pagar, abertura da clínica e do CNPJ, Pró-labore e muito mais… Te daremos o passo a passo para você sair pronto para fazer o mais importante que é atender seus pacientes!

 

E fica ligado que essa consultoria especial foi pensando em cada um de nossos alunos. Então aproveita até o fim e não se esqueça de deixar seu comentário ou dúvida.

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