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Dependência Química

O curso de Dependência Química é uma formação completa, estruturada para capacitar profissionais no entendimento aprofundado dos fenômenos relacionados ao uso de substâncias psicoativas, seus efeitos no organismo, e as complexidades envolvidas no tratamento. A partir de uma visão histórica e cultural, o curso explora os conceitos centrais da dependência química, destacando a importância da neurobiologia, da genética e de fatores epigenéticos no desenvolvimento da dependência.

 

Além disso, oferece uma compreensão detalhada das comorbidades psiquiátricas, o fenômeno dos poliusuários e as substâncias mais comumente associadas à dependência, como álcool, nicotina, opioides e cocaína, abordando suas características e impactos no sistema nervoso central.

 

A formação se aprofunda nas consequências neuropsicológicas da dependência química, analisando os prejuízos cognitivos, como comprometimentos das funções executivas, memória e habilidades motoras.

Não deixe de assistir a uma breve apresentação sobre o curso com a professora!

O curso de Dependência Química é uma formação completa, estruturada para capacitar profissionais no entendimento aprofundado dos fenômenos relacionados ao uso de substâncias psicoativas, seus efeitos no organismo, e as complexidades envolvidas no tratamento. A partir de uma visão histórica e cultural, o curso explora os conceitos centrais da dependência química, destacando a importância da neurobiologia, da genética e de fatores epigenéticos no desenvolvimento da dependência.

 

Além disso, oferece uma compreensão detalhada das comorbidades psiquiátricas, o fenômeno dos poliusuários e as substâncias mais comumente associadas à dependência, como álcool, nicotina, opioides e cocaína, abordando suas características e impactos no sistema nervoso central.

 

A formação se aprofunda nas consequências neuropsicológicas da dependência química, analisando os prejuízos cognitivos, como comprometimentos das funções executivas, memória e habilidades motoras. O curso também dedica atenção especial às populações mais vulneráveis, como crianças, adolescentes, mulheres gestantes, idosos, minorias e a população LGBTQIA+, investigando as particularidades do uso de substâncias nesses grupos e os desafios clínicos associados.

 

No tratamento da dependência química, o curso oferece uma perspectiva ampla sobre as terapias psicológicas disponíveis, desde a elaboração de planos de tratamento individualizados até intervenções breves e psicoterapia de grupo. Técnicas eficazes para prevenção de recaídas e o papel essencial da família no processo de recuperação também são abordados. Com enfoque em estratégias de redução de danos e a atuação de equipes multidisciplinares, os alunos compreendem a importância de políticas públicas e o funcionamento das redes de assistência em saúde mental e dependência química no Brasil.

 

O curso também aborda temas emergentes como o suicídio relacionado à dependência química, e discute fatores de proteção e risco, ajudando a formar profissionais capazes de atuar em cenários clínicos complexos. Para enriquecer ainda mais a formação, aulas ao vivo sobre temas centrais da dependência química, como a redução de danos e a construção de redes de cuidado, complementam o conteúdo, proporcionando uma experiência de aprendizagem dinâmica e interativa.

 

Ao final do curso, os participantes estarão aptos a atuar de forma ética e técnica no tratamento de pessoas com dependência química, contribuindo para a construção de um sistema de cuidados mais eficaz e humanizado.

Antes de realizar sua inscrição, veja o conteúdo programático!

O curso também dedica atenção especial às populações mais vulneráveis, como crianças, adolescentes, mulheres gestantes, idosos, minorias e a população LGBTQIA+, investigando as particularidades do uso de substâncias nesses grupos e os desafios clínicos associados.

 

No tratamento da dependência química, o curso oferece uma perspectiva ampla sobre as terapias psicológicas disponíveis, desde a elaboração de planos de tratamento individualizados até intervenções breves e psicoterapia de grupo. Técnicas eficazes para prevenção de recaídas e o papel essencial da família no processo de recuperação também são abordados. Com enfoque em estratégias de redução de danos e a atuação de equipes multidisciplinares, os alunos compreendem a importância de políticas públicas e o funcionamento das redes de assistência em saúde mental e dependência química no Brasil.

 

O curso também aborda temas emergentes como o suicídio relacionado à dependência química, e discute fatores de proteção e risco, ajudando a formar profissionais capazes de atuar em cenários clínicos complexos. Para enriquecer ainda mais a formação, aulas ao vivo sobre temas centrais da dependência química, como a redução de danos e a construção de redes de cuidado, complementam o conteúdo, proporcionando uma experiência de aprendizagem dinâmica e interativa.

 

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O que você irá aprender?

Confira o Conteúdo Programático

O curso de Dependência Química oferece uma formação abrangente para profissionais que desejam entender e tratar o uso de substâncias psicoativas. O conteúdo aborda desde os aspectos históricos e culturais da dependência até as bases neurobiológicas e neuropsicológicas, explorando como fatores genéticos e comportamentais influenciam o desenvolvimento da doença. Além disso, o curso examina os prejuízos cognitivos causados pelo uso de drogas, as comorbidades psiquiátricas e os desafios enfrentados por populações vulneráveis, como adolescentes, mulheres gestantes e minorias.

MÓDULO 01

01 - Aspectos históricos, culturais e conceituais da Dependência Química

A partir das referências históricas, o fenômeno “uso de substâncias psicoativas” marcam seu espaço na história da humanidade, configurando sua presença nas relações humanas desde os tempos pré-históricos.

02 - Neurobiologia

Compreender a dependência quimica é entender que está doença não está ligada apenas a fatores comportamentais e psico-sociais, mas com uma configuração perpassada por fatores genéticos e epigenéticos. Atualmente, os avanços científicos na área da dependência química permitem dizer que, assim como a ação  do uso prolongado de substâncias com potencial de abuso no cérebro, aspectos sociais, culturais, educacionais e  comportamentais têm papel central no desenvolvimento  da síndrome de dependência.

03 - Neuropsicologia e dependência Química

Atualmente, a Neuropsicologia é um campo intermediário entre as neurociências e as ciências do comportamento, desenvolvido a partir da neurologia e da psicologia. Nota-se que com o constante avanço tecnológico dos exames de neuroimagem permitiu que a investigação neuropsicológica contribuísse para o entendimento das relações de complexibilidade entre as estruturas cerebrais e o comportamento.

04 - Etiologia, critérios diagnósticos e classificação

Os modelos etiológicos são teorias com fundamento científico, construídas com propósito de explicar e orientar as observações dos autores sobre o fenômeno da dependência química, com certa predição deste fenômeno para assim fundamentar as intervenções, na tentativa de explicar os motivos do primeiro episódio de consumo, da permanência do uso ocasional, da manutenção de uso, do surgimento de padrão de uso nocivo, e por fim a compreensão do surgimento da dependência.

05 - Comorbidades Psiquiátricas

Comorbidade é compreendida como a ocorrência de uma patologia qualquer em um individuo já portador de outra doença, com potencialização recíproca entre elas, apresentando capacidade em alterar a sintomatologia, interferindo no diagnóstico, tratamento e prognóstico da primeira doença.

06 - Poliusuários

O policonsumo de substâncias psicoativas pode ser definido como o consumo concomitante ou consecutivo de diferentes drogas lícitas e/ou ilícitas. O uso de múltiplas substâncias é um padrão que atualmente se constitui mais em regra do que em exceção. A abrangência do termo permite, porém, que diferentes tipos de uso possam ser considerados nessa categoria.

07 - Álcool

O álcool é um, depressor do sistema nervoso central que, dependendo da quantidade ingerida, causa leve euforia e progressiva sedação, propriedades afrodisíacas. Seu mecanismo de ação atua nos neurotransmissores GABA e no Glutamato, também, segundo estudos científicos recentes, monoamina e do transportador de monoaminas pré-sinápticos.

08 - Nicotina

O tabagismo é uma pandemia com as principais causas de morte evitável no mundo. De acordo com a organização mundial de saúde (OMS), estima-se que um terço da população mundial adulta, seja fumante. No Brasil, as taxas prevalentes são inferiores aos países vizinhos quanto ao uso de tabaco durante a vida, o que não descarta um estado de alerta para as complicações causadas pelo consumo do tabaco na população brasileira.

09 - Opioides

O termo opioide é qualquer droga que tenha propriedades semelhantes ao ópio ou a seu princípio ativo, a morfina. Já o termo opiáceo é freqüentemente utilizado para se referir aos opioides naturais e semissintéticos. Existem também opiáceos endógenos, de ocorrência natural no corpo humano, que são as endorfinas e as encefalinas – substâncias com papel de mediação do reforço positivo e do prazer nos circuitos de recompensa cerebral (Figlie, Bordin & Laranjeira, 2018).

10 - Anfetaminas

As anfetaminas são potentes estimulantes do sistema nervoso central, capazes de criar dependência em razão de seus efeitos euforizantes e de sua habilidade de reduzir a fadiga e aumentar o estado de alerta. Apesar de seus efeitos capazes de causar dependência química, as anfetaminas podiam ser prescritas para fins clínicos. Atualmente, com sua venda proibida, o abuso dessas substâncias é cometido por pessoas que as conseguem de forma ilegal.

11 - Benzodiazepínicos, Hipnóticos e Ansiolíticos

De acordo com Mandrioli, Mercolini e Raggi (2008), os benzodiazepínicos (BZDs) estão entre as drogas mais freqüentemente para diversas patologias psiquiátricas, como ansiedade generalizada, fobia social, transtorno de pânico, transtornos do sono, e como coadjuvantes no tratamento de transtornos do humor e transtornos psicóticos, possuindo propriedades sedativo-hipnóticas, atuando na redução da latência para o sono, no aumento do tempo total de sono e na redução dos despertares.

12 - Anabolizantes

Esteróides são hormônios naturais. Existem vários tipos de hormônios esteróides, produzidos em diferentes locais do corpo e com efeitos distintos e necessários para o funcionamento normal do organismo. Eles podem ter dois efeitos diferentes no metabolismo do organismo: catabolizante e anabolizante. O efeito catabolizante está relacionado à quebra tanto de proteína quanto de armazenamentos de energia celular. O efeito anabolizante refere- se à produção e ao acúmulo de proteína e é este o efeito buscado por aquelas pessoas que utilizam os esteroides de maneira errônea.

13 - Maconha, Haxixe, Skank

Cannabis sativa está entre as plantas mais antigas cultivadas pelo homem, com indicações arqueológicas e históricas do cultivo para obtenção de fibras, desde 6 mil anos atrás, na China, sendo utilizada durante milhares de anos medicinalmente. Porém no início do século 20 a Cannabis praticamente desapareceu do mundo ocidental para fins medicinais, em virtude da descoberta de drogas sintéticas e do aumento das restrições legais ao seu uso.

14 - Cocaína

Cocaína é uma droga com fortes propriedades estimulantes. É extraída da planta Erythroxylon coca, nativa da América Andina. Refere-se a uma droga ilícita que mais motiva o usuário a buscar tratamento, ainda que não seja a mais consumida revela o impacto pessoal e familiar dessa dependência.

15 - Crack e similares

Crack é um termo popular utilizado para descrever a cocaína no seu estado cristalizado, que forma aglomerados semelhantes a pedras brancas que, quando queimados, fazem pequenos estalos – “crack”. É basicamente uma nova forma de apresentação e administração da cocaína, uma vez que a forma básica, obtida por adição de uma base, como sulfato de amônio ou bicarbonato de sódio, à pasta –base ou à cocaína na forma de cloridrato (pó em seu estado final de refinamento), sendo administrado por via fumada.

16 - Alucinógenos

Os alucinógenos fazem parte da história da humanidade, marcando relatos desde o Egito antigo, passando pela Ásia ou na Europa, na Idade Média, sobre a utilização de substâncias capazes de produzir estados alterados de consciência com alucinações visuais e outras manifestações dos sentidos.

17 - Inalantes e outras drogas de abusos

Os solventes também são chamados de inalantes ou substâncias voláteis. Representam um grupo de substâncias psicoativas quimicamente bastante diversificado e envolvem uma grande variedade de produtos: gasolina, cola, solventes, tintas, vernizes, esmaltes, aerossóis, removedores, fluido de isqueiro, gás de botijão, benzina, inseticidas, extintores de incêndio, laquês, acetonas, lança-perfume, cheirinho da loló etc.

MÓDULO 02

18 - Constructos Cognitivos

Ao se falar de Neuropsicologia, devemos nos remeter ao seu fundador, Luria foi da Neuropsicologia contemporânea, mas também teve papel proeminente no desenvolvimento da psicologia histórico-cultural. Uma das idéias essenciais da abordagem de Luria é a noção de que vínculos funcionais entre regiões cerebrais são construídos historicamente.

19 - Comprometimentos das funções executivas

As funções executivas correspondem a um conjunto de habilidades que, de forma integrada, permitem ao indivíduo direcionar comportamentos a metas, avaliar a eficiência e a adequação desses comportamentos, abandonar estratégias ineficazes em prol de outras mais eficientes e, desse modo, resolver problemas imediatos, de médio e de longo prazo. Essas funções são requisitadas sempre que se formulam planos de ação e que uma seqüência apropriada de respostas deve ser selecionada e esquematizada.

20 - Comprometimentos da memória

A memória caracteriza-se pela capacidade de adquirir, armazenar e recuperar diferentes tipos de informações, sendo fundamental para a sobrevivência e a formação da identidade. O ser humano se constitui a partir de momentos e experiências vivenciados ao longo da vida. Aprender a locomover-se e a comunicar-se o torna apto para o convívio social. A personalidade se caracteriza por seus gostos, opiniões e posicionamentos, baseados também nas experiências de vida.

21 - Comprometimento da Praxia e visuoconstrução

Os termos Praxia e Visuoconstrução designam uma esfera complexa do funcionamento humano, a da capacidade de realizar atos voluntários no plano prático. Uma gama grande de atividades depende dessas capacidades, desde o ato de se vestir, escovar os dentes, até a realização de tarefas mais complicadas como construir um modelo ou maquete tridimensional. Em outras palavras, praxia e visuoconstrução se referem às habilidades que permitem executar ações voltadas a um fim no plano concreto, através da atividade motora.

22 - Reabilitação neuropsicológica e dependência química

A palavra reabilitação provém de rehabilitario, em latim, que significa restauração, recuperação. É um termo formado pela junção de duas palavras re (de novo) e habilitare (adequar), esta, derivada de habilis, significa fácil adaptação. Já o termo Neuropsicologia, propõe o conhecimento do cérebro e comportamento, dando ênfase na cognição.

23 - Crianças e Adolescentes

Os primeiros contatos com o álcool e outras drogas geralmente ocorrem na adolescência. Nos anos de 1950 a 1960, isso acontecia por volta dos 18 anos, quando os jovens ingressavam na faculdade. Nas últimas décadas, porém, a experimentação tem sido cada vez mais precoce, com quadros de uso e dependência incidindo em idades menores, apesar de os esforços preventivos estarem aumentando.

24 - Mulheres, Gestante e Perinatal

O uso de álcool, fármacos prescritos e de substâncias ilícitas é um problema crescente de saúde pública entre a população das mulheres. O consumo de substâncias entre mulheres na idade fértil representa um peso crescente para a sociedade e para os provedores de saúde em vários locais do mundo.

25 - Idosos

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica, sob perspectiva cronológica, como sendo idosas as pessoas com mais de 65 anos que vivem em países desenvolvidos e com mais de 60 anos quando vivem em países em desenvolvimento. Contudo, o termo idoso inclui adultos com idade maior ou igual a 60 anos, uma vez que foram identificados alguns artigos que consideraram essa idade como limite inferior para esse período da vida.

26 - LGBTQIA+ Consequências do abuso

De acordo com Diehl, Cordeiro e Laranjeira (2019), a compreensão das variações da orientação sexual humana e das vulnerabilidades individuais e coletivas que a orientação homoafetiva tem na sociedade em geral é tão importante quanto compreender a influência e a relevância da cultura, da etnia, da idade, da genética, do nível socioeconômico e do meio em que as pessoas vivem no desenvolvimento de ajustamentos individuais a diferenças, que nem sempre são bem toleradas pela maioria das pessoas.

27 - Minorias

Para falar do tema da dependência química entre minorias, é necessário abordar o conceito de vulnerabilidade, proposto por Ayres, que leva em conta três grandes eixos, representados por três planos interdependentes de determinação e consequentemente de apreensão da maior ou da menor vulnerabilidade do indivíduo e da coletividade.

MÓDULO 03

28 - Programa de tratamento - elaboração do plano de tratamento

Na determinação, os pacientes colocam em prática o plano para modificar o comportamento-problema, engajando-se ativamente em um programa de tratamento.

29 - Intervenção Breve

A intervenção breve (IB) faz parte de um seleto grupo de intervenções psicossociais para o tratamento de transtornos por uso de substância (TUSs) que apresentam eficácia baseada em evidência. Hoje, existe evidência de que a IB é eficaz em reduzir o consumo e os problemas ligados ao consumo de álcool. Além disso, aparece como a intervenção mais eficaz em reduzir os riscos ligados ao álcool em serviços de rede de atenção básica de saúde. Além disso, ela aparece como a intervenção mais eficaz em reduzir os riscos ligados ao álcool em serviços de atenção primária à saúde.

30 - Psicoterapia de Grupo no tratamento da Dependência Química

A psicoterapia de grupo tem se mostrado, ao longo do tempo, um recurso com vantagens consideráveis no tratamento da dependência química, tendo sido amplamente empregada a ponto de, às vezes, ser prioritária como tratamento de escolha. Apesar do uso bastante comum, existem poucos estudos controlados ou com limitações metodológicas que confirmem a efetividade da psicoterapia grupal.

31 - Prevenção a Recaída

O termo “prevenção de recaída” refere-se a uma ampla variedade de técnicas, quase todas cognitivas ou comportamentais, que essencialmente, busca mudar um hábito autodestrutivo e manter essa mudança, consistindo na identificação de situações de alto risco para um determinado indivíduo, no desenvolvimento de estratégias para lidar efetivamente com essas situações e em mudanças nas reações cognitivas e emocionais associadas.

32 - Terapia de Família e Dependência Química

A família é considerada um importante elo entre o indivíduo e a sociedade, fonte de aprendizagem e de interação social fundamental. Compreender os elementos que compõem a correlação desse sistema para o campo de tratamento e da prevenção é, conseqüentemente, uma via imperativa. Identificar sistemicamente as características do membro da família e da comunidade que apresenta algum comportamento sintomático é requisito essencial para as intervenções voltadas às famílias.

33 - Grupo de Apoio (Família e Paciente)

As irmandades anônimas, como são conhecidos os grupos de autoajuda ou ajuda mútua são mundiais. O grupo mais conhecido e popular do mundo são os alcoólicos anônimos (AA). Os AA são definidos, de acordo com sua literatura oficial, como “uma irmandade de homens e mulheres que se ajudam mutuamente a resolver seu problema comum, isto é, o alcoolismo, e o abuso de outras drogas são conhecidos como narcóticos anônimos (NA).

34 - Redução de danos

A redução de danos (RD) é um conjunto de medidas de saúde pública voltadas a minimizar as conseqüências adversas do uso de drogas, sejam lícitas ou ilícitas, sendo compreendida como uma das possíveis estratégias de abordagem no tratamento e na prevenção do uso de drogas.

35 - Papel das equipes multidisciplinares no tratamento da dependência química

Na modernidade, o avanço do saber produziu o isolamento das disciplinas e o surgimento de interesses corporativos que levaram a uma fragmentação do conhecimento. Esse fenômeno resultou na racionalidade técnico-científica que regula os processos de trabalho na área da saúde. Nas últimas décadas, tem-se demonstrado a insuficiência dessa racionalidade, o que coloca a interdisciplinaridade no centro das discussões acerca do desenvolvimento do conhecimento científico e das práticas sanitárias.

36 - Políticas públicas para dependência química e Lei Orgânica da Saúde

Uma das principais questões que permeiam o campo da Saúde Mental gira em torno de como a loucura e todos os tipos de “transtornos” mentais é vistos na sociedade. Desde muito tempo, essa é uma problemática discutida e questionada, principalmente em autores como Foucault (1972), que analisou as formas de manifestação e controle da loucura ao longo do tempo. Para o autor, no final do século XVIII a loucura foi alienada de si mesma a partir de um estatuto de objeto.

37 - Organização do serviço no tratamento da Dependência Química

A organização de serviços de tratamento para dependência química tem se tornado um paradigma atual para profissionais e gerenciadores de saúde que atuam nessa área, uma vez que tal atividade se mostra uma tarefa extremamente complexa e que envolve um grande número de variáveis. Observa-se que grande parte dos programas de tratamento para abuso e dependência de substâncias psicoativas, tanto nacionais quanto internacionais, está organizada de forma empírica a partir do empenho e da experiência pessoal de seus profissionais, havendo ainda uma grande lacuna entre o que tem eficácia comprovada por pesquisa e o que se faz na prática clínica.

38 - Dispositivos de Atenção Psicossocial

Atenção em Saúde, no Brasil, divide-se em três níveis de complexidade: o primário, que engloba as práticas de promoção e prevenção desenvolvidas pela atenção Básica (Unidades Básicas de Saúde; Programa Saúde da Família) nos territórios; o secundário que está ligado ao tratamento especializado e curativo, como por exemplo, psiquiatria, ginecologia, neurologia, etc., e, por fim, o nível terciário marcado pela alta complexidade, que consiste nos serviços que dispõem de tecnologias para cirurgias e reabilitação, como no caso dos hospitais.

39 - Comunidades Terapêuticas e Residências assistidas

As comunidades terapêuticas (CT) são ambientes de internação especializados, presentes em mais de 60 países, que oferecem programas de tratamento estruturados e intensivos, visando ao alcance e manutenção da abstinência, inicialmente em ambiente protegido, com encaminhamento posterior para internação parcial e/ou seguimento ambulatorial, conforme as necessidades do paciente.

40 - Suicídio e dependência química

Compreende-se por comportamento suicida o ato pelo qual o indivíduo se agride, independentemente de quão letal seja esse ato ou mesmo sem reconhecimento genuíno dessa atitude. Assim, o comportamento suicida é compreendido fazendo parte de um continuum que engloba pensamentos, gestos e atitudes autodestrutivos e o suicídio em si. Esse último corresponde a um ato deliberado de autoagressão realizado na expectativa de ser fatal.

41 - Fatores de proteção e risco na dependência química

Na área da saúde, é possível pensar as estratégias de prevenção como sendo aquelas capazes de oferecer à comunidade a oportunidade de evitar o surgimento de problemas de saúde. Procuram antecipar ações que venham a fortalecer o indivíduo, ante a necessidade de enfrentamento de eventuais obstáculos que possam provocar danos a sua saúde. Em relação a álcool, tabaco e outras drogas (ATOD) de maneira geral, as estratégias de prevenção têm como objetivos impedir ou retardar o início do uso e/ou diminuir a gravidade e a intensidade das consequências decorrentes dele.

MÓDULO 04

PsicoClass #40 - Introdução à Dependência Química

PsicoClass #43 - Formas e Tratamentos da Dependência Química

PsicoClass #46 - Redução de Danos na Dependência Química

PsicoClass #49 - Construção de Redes de Cuidado e Proteção

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Sobre a Luana Cecília

Professora da ElloCursos Psicologia

Professora Luana

Luana Cecília, com registro profissional CRP 01/014044, é uma psicóloga com uma trajetória acadêmica e profissional notável. Seu perfil inclui: – Formação acadêmica pela PUC-GO, onde se graduou em Psicologia, estabelecendo uma base sólida para sua carreira; – Especialização em Avaliação Psicológica pela UNIP, demonstrando seu compromisso em fornecer avaliações precisas e fundamentadas em sua prática; – Especialização em Neuropsicologia pelo IPOG, refletindo sua dedicação à compreensão do funcionamento do cérebro e suas aplicações clínicas. 

 

Atualmente, ela está em processo de pós-graduação em Neurociências na UFMG, aprofundando ainda mais seu conhecimento em uma área crucial. Luana desempenha o papel de professora na Ellocursos Psicologia e é a coordenadora do curso de Psicologia na Faculdade Anhanguera – Brasília. Essas funções demonstram sua habilidade em compartilhar conhecimento e liderar a formação de futuros profissionais da área. 

 

Sua vasta experiência se estende à psicologia clínica, avaliação psicológica e tratamento de dependência química. Além disso, possui experiência significativa no atendimento a pacientes psiquiátricos e dependentes químicos. Luana Cecília é uma profissional qualificada e dedicada, com uma ampla gama de experiência e expertise em áreas relevantes da psicologia. Seu compromisso com a educação e a prática clínica a tornam uma referência respeitável na área, beneficiando tanto seus alunos quanto seus pacientes.

Perguntas frequentes!

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O curso tem como objetivo a atualização e qualificação profissional na categoria de capacitação e aperfeiçoamento. É destinado a proporcionar ao aluno conhecimentos que permitam o desenvolvimento de novas competências. 

 

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Tudo conforme Resolução 06/2019 do CFP.

Confira uma lista completa dos Documentos!

Você receberá diretamente no seu e-mail o acesso à plataforma do aluno onde estarão aos seguintes materiais com modelos em Word e PDF em anexo, totalmente editáveis para facilitar a sua organização e produtividade no consultório e atendimentos:

Com esse Bônus você vai melhorar sua produtividade no consultório, além de receber de forma fácil e prática todos os documentos necessários para suas demandas como psicólogo. Tudo isso para facilitar sua organização e produtividade, além é claro de tornar tudo mais profissional.

BÔNUS 02

Planner e uma agenda em PDF para Profissionais de Psicologia

Pensando na organização e agilidade da sua rotina, desenvolvemos um planner completamente funcional para te ajudar a organizar suas metas, seus horários, suas finanças, seus atendimentos e muito mais!

O planner é digital. Você poderá baixar e imprimir de acordo com sua preferência.

– Mais de 350 páginas

– Calendário 2024
– Dados Pessoais
– Datas Comemorativas
– Planejamentos 2024
– Espaço para desejos e desapegos
– Planejamento Financeiro Pessoal
– Planejamento Financeiro Profissional
– Planejamento De Atendimento
– Planejamento de Lazer
– Calendário com espaço para anotações
– Planejamento para cada mês do ano

BÔNUS 03

Planejamento Tributário para Psicólogos

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Psicólogo pode ser MEI? Como faço para abrir minha clínica? É possível economizar em impostos?

Todas essas perguntas e muitas outras responderemos nessa Live especial sobre Planejamento tributário para psicólogos com um convidado fera no assunto, contador especialista em profissionais da saúde Diego Aragão.

 

Te ajudaremos a resolver suas maiores dúvidas sobre como formalizar o seu consultório, quais impostos o psi deve pagar, abertura da clínica e do CNPJ, Pró-labore e muito mais… Te daremos o passo a passo para você sair pronto para fazer o mais importante que é atender seus pacientes!

 

E fica ligado que essa consultoria especial foi pensando em cada um de nossos alunos. Então aproveita até o fim e não se esqueça de deixar seu comentário ou dúvida.

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