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Curso de capacitação e aperfeiçoamento em:

Análise do Comportamento

Neste curso de Análise do Comportamento, você será introduzido às principais teorias e conceitos que fundamentam o behaviorismo e a terapia comportamental. No início, abordaremos a Terapia Comportamental e exploraremos as duas vertentes centrais do behaviorismo: o metodológico e o radical. A partir disso, entenderemos os princípios básicos do comportamento respondente e do condicionamento operante, compreendendo como esses processos moldam o comportamento humano. Também nos aprofundaremos nos pressupostos filosóficos do behaviorismo radical, que servem como base para a compreensão desta abordagem.

 

Em seguida, passaremos para a análise dos diferentes esquemas de reforçamento, entendendo como o comportamento é mantido ou modificado em função de diferentes contingências. Esse módulo também incluirá discussões sobre o controle de estímulos, equivalência de estímulos, controle aversivo, operações motivadoras e o comportamento verbal, que é um aspecto fundamental para a interação social e a comunicação.

Não deixe de assistir a uma breve apresentação sobre o curso com a professora!

Neste curso de Análise do Comportamento, você será introduzido às principais teorias e conceitos que fundamentam o behaviorismo e a terapia comportamental. No início, abordaremos a Terapia Comportamental e exploraremos as duas vertentes centrais do behaviorismo: o metodológico e o radical. A partir disso, entenderemos os princípios básicos do comportamento respondente e do condicionamento operante, compreendendo como esses processos moldam o comportamento humano. Também nos aprofundaremos nos pressupostos filosóficos do behaviorismo radical, que servem como base para a compreensão desta abordagem.

 

Em seguida, passaremos para a análise dos diferentes esquemas de reforçamento, entendendo como o comportamento é mantido ou modificado em função de diferentes contingências. Esse módulo também incluirá discussões sobre o controle de estímulos, equivalência de estímulos, controle aversivo, operações motivadoras e o comportamento verbal, que é um aspecto fundamental para a interação social e a comunicação.

 

Posteriormente, o curso explora a análise funcional do comportamento, ensinando a identificar relações entre eventos ambientais e comportamentais, e como utilizar essa análise na prática clínica. Além disso, discutiremos os métodos de pesquisa aplicados à análise do comportamento, fundamentais para a construção de intervenções baseadas em evidências. A relação terapêutica será examinada sob a perspectiva comportamental, assim como a entrevista clínica, o diagnóstico e os procedimentos comportamentais.

 

Por fim, discutiremos os aspectos comportamentais relacionados a transtornos como depressão, ansiedade, transtornos alimentares e o uso e abuso de substâncias psicoativas. Novas demandas da neurodiversidade também serão abordadas, permitindo que você compreenda como a análise do comportamento pode ser aplicada para lidar com as variadas necessidades clínicas. Ao longo do curso, você aprenderá como aplicar os principais procedimentos comportamentais a diferentes problemas clínicos, com foco em intervenções práticas e eficazes.

 

Este curso é ideal para quem deseja aprofundar-se na Análise do Comportamento e aplicar seus conhecimentos no contexto clínico, sempre baseado em evidências científicas e práticas atuais.

Antes de realizar sua inscrição, veja o conteúdo programático!

Posteriormente, o curso explora a análise funcional do comportamento, ensinando a identificar relações entre eventos ambientais e comportamentais, e como utilizar essa análise na prática clínica. Além disso, discutiremos os métodos de pesquisa aplicados à análise do comportamento, fundamentais para a construção de intervenções baseadas em evidências. A relação terapêutica será examinada sob a perspectiva comportamental, assim como a entrevista clínica, o diagnóstico e os procedimentos comportamentais.

 

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O que você irá aprender?

Confira o Conteúdo Programático

Este curso de Análise do Comportamento oferece uma formação completa nos fundamentos do behaviorismo e suas aplicações clínicas. Ele aborda desde os conceitos básicos do comportamento até a análise funcional e métodos de pesquisa, explorando também transtornos como depressão, ansiedade e transtornos alimentares. Com foco na prática clínica e na neurodiversidade, o curso prepara o aluno para utilizar procedimentos comportamentais eficazes em diferentes contextos terapêuticos.

MÓDULO 01 – Análise do Comportamento e o Behaviorismo

Introdução sobre o assunto:

Como forma de se opor ao mentalismo e à introspecção novas abordagens psicológicas foram surgindo e tivemos o que é chamada de onda comportamental das terapias psicológicas.

Introdução sobre o assunto:

O behaviorismo metodológico tem forte influência do positivismo lógico. O positivismo tem como criador o filósofo francês Augusto Comte, na segunda metade do século XIX.

Introdução sobre o assunto:

O positivismo é uma corrente filosófica que presava pelo conhecimento observacional dos fenômenos. Partiu da postura positivista a desconfiança pelo método introspectivo que dominava as ciências à época.

Introdução sobre o assunto:

Burrhus Frederic Skinner foi o criador do Behaviorismo Radical, que, por sua vez, vai tratar do condicionamento operante. Para compreendermos o condicionamento operante precisamos primeiro entender o que é o comportamento operante.

Introdução sobre o assunto:

Como falamos anteriormente, uma boa parte dos nossos comportamentos são aprendidos por emparelhamento de estímulos. Porém, a grande maioria dos nossos comportamentos são operantes. Ou seja, produzem modificações no ambiente, ao mesmo tempo que também é modificado pelo ambiente (Skinner, 1999).

Introdução sobre o assunto:

No condicionamento operante, ao invés de termos o emparelhamento de estímulos, temos a aprendizagem de um comportamento por meio do processo de modelagem e aproximações sucessivas.

Introdução sobre o assunto:

Abordaremos, neste capítulo, os movimentos e pensamentos filosóficos que embasaram a construção do Behaviorismo radical de Skinner.

Introdução sobre o assunto:

Ao falarmos um pouco sobre a Análise do Comportamento e o Behaviorismo Radical nos capítulos anteriores, acabamos por trazer vários conceitos importantes, como o de reforço e punição, condicionamento operante, dentre outros.

Introdução sobre o assunto:

Ao falarmos sobre reforçamento, por exemplo, não especificamos os tipos de reforços existentes. Dois tipos são mais importantes aqui para nós: reforço natural e reforço arbitrário. Quando falamos do reforço natural estamos nos referindo a consequências para um comportamento que é produto direto desse comportamento.

Introdução sobre o assunto:

Um outro conceito importante é o de extinção operante. A extinção ocorre quando suspendemos a disponibilização de um reforçador de um comportamento. Isso faz com que a probabilidade do comportamento voltar a acontecer reduza.

MÓDULO 02 – Esquemas de Reforçamento e o Comportamento

Introdução sobre o assunto:

Há três tipos básicos de esquemas de reforçamento. O primeiro tipo é aquele em que um reforço é liberado depois de uma quantidade x de respostas. O segundo tipo é aquele em que um reforço é liberado depois de um tempo x após um evento específico ter ocorrido. Por fim, o terceiro tipo é aquele que uma resposta é reforçada somente depois que de uma taxa da resposta (número de respostas por unidade de tempo) ou o espaçamento temporal das respostas prévias (Costa, Luzia, & Sant’Anna, 2004).

Introdução sobre o assunto:

No que se refere aos esquemas de reforçamento simples, há subdivisões: (1) Esquemas de reforçamento contínuo (CRF); e (2) esquemas de reforçamento intermitente.

Introdução sobre o assunto:

Nos esquemas de reforçamento intermitente, nem todas as respostas são seguidas de um reforço. Por exemplo, quando você liga para alguém, as vezes a pessoa atende, outras vezes, não. Esse tipo de esquema é mais efetivo após o ensinamento de um novo comportamento, para manter a resposta ocorrendo depois de aprendida.

Introdução sobre o assunto:

Os esquemas de reforçamento intermitente são divididos em quatro tipos: (1) Esquema de Razão Fixa, FR; (2) Esquema de Razão Variável, VR; (3) Esquema de Intervalo Fixo (FI); e (4) Esquema de Intervalo Variável, VI. Os esquemas de razão são aqueles em que o critério para obter o reforço é a quantidade de respostas.

Introdução sobre o assunto:

No contexto do controle de estímulos ainda podemos falar sobre generalização. A generalização ocorre quando o organismo passou por um treino discriminativo e, ao entrar em contato com um outro estímulo que tenha características semelhantes, acaba transferindo a resposta para esse outro estímulo também.

Introdução sobre o assunto:

Ainda sobre o controle dos estímulos, um outro conceito se faz necessário: o de equivalência de estímulos. Albuquerque e Melo (2005) definem a equivalência de estímulos como as situações nas quais os estímulos que adquirem função de controle do comportamento são transferidas para outro estímulo. Ou seja, quando estímulos são intercambiáveis, podem ser substituídos no controle de algum comportamento.

Introdução sobre o assunto:

Os autores apontam, que no reforço negativo dois tipos de comportamentos, que buscam evitar o controle aversivo, ocorrem: o comportamento de fuga e o comportamento de esquiva. No comportamento de fuga o organismo, diante de um estímulo aversivo, busca meios de escapar. O estímulo aversivo já está presente em seu ambiente. No comportamento de esquiva, o estímulo aversivo ainda não está presente, mas, a remota possibilidade de que se faça presente faz com que evite-se essas situações.

Introdução sobre o assunto:

A compreensão do comportamento verbal perpassa a relação ouvinte-falante e uma comunidade verbal (Skinner, 1957). Um comportamento verbal, conceitualmente, precisa modificar o ambiente por meio da mediação de outra pessoa. Ou seja, é necessária a presença de um ouvinte (i.e., audiência) e de uma falante, mesmo que este ouvinte seja o próprio falante ou não esteja presente no momento (e.g., escrever um livro é um comportamento verbal, mesmo que no momento da escrita o falante possa estar sozinho, pois há uma audiência para o livro, o leitor).

Introdução sobre o assunto:

Quanto à relação com a comunidade verbal, retoma-se o conceito de comportamento verbal e sua característica fundamental enquanto comportamento mediado por outra pessoa. Cada sociedade tem formas próprias de se comunicar.

Introdução sobre o assunto:

Sempre que falamos em motivação diversas possibilidades surgem quanto a sua definição. Porém, a definição de motivação não é um consenso. Era comum, por exemplo, entender a motivação como interesse de uma pessoa em realizar uma determinada atividade. No entanto, quando pensamos nesse modelo, faz parecer que se uma pessoa não consegue alcançar sucesso em sua área ou em um trabalho é porque ela não teve interesse, não se dedicou, não se esforçou. Ou seja, não teve motivação.

MÓDULO 03 – Análise Funcional, Métodos e Pesquisas

Introdução sobre o assunto:

Na Análise do Comportamento é possível fazermos dois tipos de análise: topográfica (quanto à sua forma) e funcional (quanto à função de um comportamento). Moreira e Medeiros (2019) apontam que a análise funcional do comportamento é a busca por relações funcionais entre o ambiente e o organismo. Só é possível analisar funcionalmente um comportamento (ou um padrão comportamental) a partir dos paradigmas respondentes e operantes.

Introdução sobre o assunto:

Um outro conceito importante no contexto de compreendermos funcionalmente os comportamentos é o de extinção. Quando um comportamento deixa de produzir consequências, dizemos que a pessoas está em processo de extinção desse comportamento.

Introdução sobre o assunto:

Também precisamos pensar em medidas comportamentais para análise dos dados. Por exemplo, se estamos investigando engajamento em uma atividade escolar precisamos definir quais as medidas comportamentais que podem nos dizer se o participante está engajado ou não. Poderíamos definir como medidas comportamentais o tempo em que a criança permanece sentada na cadeira, a quantidade de perguntas que faz, de respostas ao pesquisador, dentre outros.

Introdução sobre o assunto:

Na Análise do Comportamento os estudos, em sua grande maioria, são feitos com pesquisa experimental com delineamento intrassujeito. Isso quer dizer que não é comum o uso de comparação de grupos para a realização de pesquisas.

Introdução sobre o assunto:

Por exemplo, outras abordagens psicológicas, como, por exemplo, a Psicologia Cognitiva, costuma realizar procedimentos de pesquisa com base em comparação de grupos. Há, pelo menos, dois grupos, o experimental e o controle. Um tratamento experimental é aplicado ao grupo experimental, mas não ao grupo controle. Para poder comparar se aquele tratamento foi eficaz para uma determinada situação.

Introdução sobre o assunto:

Segundo Cordioli (2019), o sucesso da terapia pode ser determinado pela habilidade do cliente de estabelecer uma relação terapêutica positiva, ou seja, saudável, de trocas e confiança.

Introdução sobre o assunto:

Na nossa prática usamos diversos tipos de entrevista. Quando falamos sob o aspecto formal, há a entrevista estruturada, semiestruturada e de livre estruturação. Mas não é porque podemos usar todas que devemos. A escolha deve ser feita de acordo com nossos objetivos.

Introdução sobre o assunto:

Na psicologia a entrevista tem um caráter de coleta de dados sobre o padrão comportamental do cliente e acaba por ser, também, um movimento de intervenção, por mais que o objetivo seja coletar ou repassar informações em geral.

Introdução sobre o assunto:

Na psicologia temos diversas abordagens que orientam nossa formas de perceber o mundo e o ser humano. Cada abordagem possui uma perspectiva própria sobre os mais diferentes fenômenos. Com a psicopatologia não é diferente. Algumas abordagens não teorizaram especificamente sobre todos os transtornos (como a psicanálise), outras foram teorizando mais profundamente sobre um transtorno específico (como a Terapia Dialética Funcional).

Introdução sobre o assunto:

Um dos transtornos de maior impacto na sociedade contemporânea é o Transtorno Depressivo Maior, ou, como conhecemos, a depressão. A depressão é uma psicopatologia que atinge pessoas de qualquer classe social, etnia, raça ou identidade sexual.

Introdução sobre o assunto:

A ansiedade é um fator natural da vida humana. Ela nos ajudou, ao longo da evolução das espécies, a sobreviver. Continua ajudando. É um mecanismo de defesa. Diante de possíveis ameaças nosso organismo é ativado, nossos batimentos aceleram nos preparando para lutar e garantir nossa sobrevivência.

Introdução sobre o assunto:

Os transtornos alimentares estão presentes como comorbidades em uma série de outros transtornos, como o Transtorno de Ansiedade Generalizada e o Transtorno Depressivo Maior. Existem vários transtornos alimentares e cada um pressupõe um padrão comportamental diferente. Porém, em geral, a APA (2013) afirma que há uma perturbação persistente na alimentação, podendo haver, assim, consumo e/ou absorção alterada de alimentos. Há considerável risco à saúde física e ao bem-estar social e psicológico.

Introdução sobre o assunto:

A busca pelos prazeres imediatos tem sido recorrente na sociedade contemporânea, enquanto resposta ao ritmo acelerado da vida. Os problemas e receios são remediados com o consumo indiscriminado de medicações e mercadorias em geral que prometem soluções rápidas para as demandas da população. Nesse contexto, não é incomum que ocorra a procura por Substâncias Psicoativas (SPA) como forma de amenizar o sofrimento ou de gerar momentos de exultação.

Introdução sobre o assunto:

Além da análise funcional, outra estratégia muito usada na Análise do Comportamento é o treino em habilidades sociais, visto que nem todo mundo sabe lidar com as situações cotidianas da vida. Dessa forma, é preciso aprender a como lidar em situações de conflito.

Introdução sobre o assunto:

O conceito por trás do termo Neurodiversidade consiste em reconhecer e respeitar as diferenças neurológicas que fazem parte da vida de muitas pessoas, dentre elas: dispraxia, dislexia, transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), autismo, síndrome de Tourette, entre outras.

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Você terá acesso a uma apostila em PDF completa, elaborada por especialistas e que contém todo o embasamento teórico necessário para acompanhar as aulas. Ela é uma ferramenta prática e eficiente para estudar em qualquer lugar e a qualquer hora, por meio de diferentes dispositivos eletrônicos. A apostila é cuidadosamente selecionada e organizada, com informações claras, objetivas e práticas, além de exemplos e exercícios para aprimorar o aprendizado dos alunos. Invista em seu futuro profissional com um material didático completo e de excelência!

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O certificado desse curso é válido em todo Brasil e reconhecido na categoria de cursos livres (que tem como Base Legal o Decreto Presidencial N° 5.154, de 23 de julho de 2004, Art. 1° e 3° e PORTARIA Nº 008, de 25/06/2002 publicado no DIÁRIO OFICIAL – SC – Nº 16.935 – 27.06.2002). Nossos certificados são válidos em todo território nacional e são amplamente aceitos no mercado de trabalho e nas melhores instituições acadêmicas do País.

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Sobre a Raphaella Caldas

Professora da ElloCursos Psicologia

Raphaella

Raphaella Caldas (CRP 01/21915) é Doutoranda em Ciências do Comportamento pela UnB. Mestra em Ciências do Comportamento pela UnB. Psicóloga graduada pela Faculdade Pio Décimo (SE).

 

Docente do curso de Formação e Especialização em Análise do Comportamento voltada para pessoas autistas e com outras neurodiversidades pelo IBAC. Docente da Faculdade Censupeg. Psicóloga clínica. Tem experiência na área da psicologia escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e autismo.

 

Já atuou em Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), em Carira (SE), e como Acompanhante Terapêutica (AT). Realiza pesquisas na área sobre empatia, atenção conjunta, análise do comportamento aplicada à educação, à aprendizagem e ao contexto escolar. Integrante e Coordenadora do Acervo do projeto de extensão da UnB chamado “Livros Abertos”

Perguntas frequentes!

Se tiver outra dúvida, entre em contato com nosso suporte!

Este curso é indicado para profissionais e estudantes da áreas da Saúde e Educação como: Psicólogos, Pedagogos e Psicopedagogos, terapeutas, Médicos e Enfermeiros, Psiquiatras, Educadores, Serviços sociais, Fonoaudiólogo, coordenadores e áreas afins. 

 

O curso tem como objetivo a atualização e qualificação profissional na categoria de capacitação e aperfeiçoamento. É destinado a proporcionar ao aluno conhecimentos que permitam o desenvolvimento de novas competências. 

 

Ao concluir o curso você recebe um certificação de capacitação profissional, aperfeiçoamento e/ou extensão válido em todo Brasil que pode ser aplicado para diversos objetivos. Lembrando que seu nível de aprendizagem nesse curso depende da sua dedicação e periodicidade dos treinos e aplicação dos instrumentos estudados.

Após a confirmação de pagamento, você receberá os dados de acesso ao curso em seu e-mail, que é por meio de um login e senha para acessar a plataforma do aluno.

 

Pagamentos via Boleto Bancário recebe os dados de acesso em até 24 horas úteis. Pagamentos via Cartão de Crédito, recebe os dados de acesso dentro de 30 minutos.

 

Após o período, verifique sua caixa de entrada, spam e lixeira. O remetente do e-mail é: Hotmart Club. Caso não encontre, basta entrar em contato com nosso suporte.

Sugerimos que os alunos finalizem o curso em até 3 meses conforme a carga horária. Disponibilizamos também acesso a todas as atualizações programadas no curso, pelo período de um ano.

Temos uma política de reembolso de 7 dias a partir do momento de inscrição no curso. Sem multas ou taxas, o nosso objetivo é sempre trazer os melhores materiais disponíveis assim como suas atualizações.

O certificado desse curso é digital e é válido em todo Brasil e reconhecido na categoria de cursos livres (que tem como Base Legal o Decreto Presidencial N° 5.154, de 23 de julho de 2004, Art. 1° e 3° e PORTARIA Nº 008, de 25/06/2002 publicado no DIÁRIO OFICIAL – SC – Nº 16.935 – 27.06.2002). Nossos certificados são válidos em todo território nacional e são amplamente aceitos no mercado de trabalho e na academia.

 

A ElloCursos Psicologia usa o padrão estabelecido pela ABED, para os cursos Livres e de Capacitação. Onde os cursos em vídeo são uma parte do conhecimento agregado, ou seja, nas horas é compreendido as aulas, atividades síncronas, materiais didáticos, tempo de estudo da apostila, aplicação das atividades, materiais complementares, leitura das referências, tempo de estudo e assimilação do conteúdo por parte do aluno, assim como suas atualizações.

Temos uma política de sempre oferecer mais por menos, ou seja, disponibilizamos materiais que são pagos de forma gratuitas para nossos alunos, confira no site!

 

Obs. Como política e regulamento interno da instituição, os bônus são liberados com um prazo de 7 dias a partir da data de inscrição no curso desejado.

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Planejamento Tributário para Psicólogos

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E fica ligado que essa consultoria especial foi pensando em cada um de nossos alunos. Então aproveita até o fim e não se esqueça de deixar seu comentário ou dúvida.

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