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Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) e Terapia do Esquema

Descubra como integrar a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) e a Terapia do Esquema para promover mudanças significativas na saúde mental dos seus pacientes!

 

A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) e a Terapia do Esquema são duas abordagens psicológicas poderosas que, quando combinadas, oferecem uma visão abrangente e eficaz para lidar com uma variedade de desafios emocionais e comportamentais. Este curso único oferece uma oportunidade excepcional para expandir suas habilidades clínicas e aprofundar sua compreensão sobre como essas abordagens podem ser integradas de maneira eficaz para o benefício de seus pacientes.

 

O que você vai aprender:

Fundamentos da TCC: Explore os princípios fundamentais da TCC, incluindo a identificação e modificação de pensamentos automáticos disfuncionais, o uso de técnicas de reestruturação cognitiva e a aplicação de estratégias de resolução de problemas.

Não deixe de assistir a uma breve apresentação sobre o curso, assista com atenção!

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O que você vai aprender:

Fundamentos da TCC: Explore os princípios fundamentais da TCC, incluindo a identificação e modificação de pensamentos automáticos disfuncionais, o uso de técnicas de reestruturação cognitiva e a aplicação de estratégias de resolução de problemas. Aprenda como essas técnicas podem ser aplicadas de forma prática e eficaz no tratamento de uma variedade de transtornos, como ansiedade, depressão, transtorno obsessivo-compulsivo e muitos outros.

 

Terapia do Esquema em profundidade: Aprofunde-se nos conceitos centrais da Terapia do Esquema, incluindo a compreensão dos esquemas emocionais e cognitivos profundos que moldam o comportamento humano. Explore técnicas avançadas de reestruturação de esquemas, tais como re-parentalização e intervenções experiênciais, e descubra como essas abordagens podem ser aplicadas para tratar questões mais profundas e persistentes, como transtorno de personalidade borderline e transtorno de alimentação.

 

Integração de abordagens: Descubra como integrar de forma eficaz os princípios da TCC e da Terapia do Esquema em sua prática clínica. Aprenda a identificar padrões de pensamento disfuncionais em níveis tanto superficiais quanto profundos, e desenvolva habilidades para personalizar o tratamento de acordo com as necessidades específicas de cada paciente. Explore estudos de caso e exemplos práticos que ilustram como essa integração pode ser aplicada na prática clínica.

 

Colaboração terapêutica: Reconheça a importância da colaboração entre terapeuta e paciente no processo de mudança terapêutica. Desenvolva habilidades de comunicação empática, escuta ativa e aliança terapêutica, e aprenda a envolver seus pacientes de forma ativa no processo de tratamento. Descubra como uma relação terapêutica sólida pode potencializar os resultados do tratamento e promover o engajamento do paciente na mudança.

 

Avaliação e intervenção terapêutica: Desenvolva habilidades sólidas em avaliação e formulação de casos, utilizando ferramentas e instrumentos de avaliação específicos para cada abordagem terapêutica. Aprenda a identificar padrões de pensamento e comportamento disfuncionais através de uma avaliação abrangente, e desenvolva planos de intervenção terapêutica personalizados para cada paciente. Pratique técnicas de intervenção específicas da TCC e da Terapia do Esquema em situações clínicas simuladas, e receba feedback personalizado de nossos instrutores especializados.

 

Este curso é projetado para fornecer uma combinação equilibrada de teoria e prática, com ênfase na aplicação de técnicas terapêuticas baseadas em evidências para maximizar os resultados do tratamento. Com um formato flexível e conveniente, as aulas são online e podem ser acessadas a qualquer momento e de qualquer lugar. Isso permite que você aprenda no seu próprio ritmo e concilie seus estudos com suas responsabilidades pessoais e profissionais.

Antes de realizar sua inscrição, veja o conteúdo programático!

Aprenda como essas técnicas podem ser aplicadas de forma prática e eficaz no tratamento de uma variedade de transtornos, como ansiedade, depressão, transtorno obsessivo-compulsivo e muitos outros.

 

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Colaboração terapêutica: Reconheça a importância da colaboração entre terapeuta e paciente no processo de mudança terapêutica. Desenvolva habilidades de comunicação empática, escuta ativa e aliança terapêutica, e aprenda a envolver seus pacientes de forma ativa no processo de tratamento. Descubra como uma relação terapêutica sólida pode potencializar os resultados do tratamento e promover o engajamento do paciente na mudança.

 

Avaliação e intervenção terapêutica: Desenvolva habilidades sólidas em avaliação e formulação de casos, utilizando ferramentas e instrumentos de avaliação específicos para cada abordagem terapêutica. Aprenda a identificar padrões de pensamento e comportamento disfuncionais através de uma avaliação abrangente, e desenvolva planos de intervenção terapêutica personalizados para cada paciente. Pratique técnicas de intervenção específicas da TCC e da Terapia do Esquema em situações clínicas simuladas, e receba feedback personalizado de nossos instrutores especializados.

 

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A saúde mental é uma questão crucial para a vida humana, e compreender a relação entre a cognição, as emoções e o comportamento é um passo importante para alcançar um bem-estar emocional. É sabido que nossos pensamentos disfuncionais são frequentemente gatilhos para nossas emoções, o que pode afetar negativamente o nosso humor e levar a problemas como transtornos psiquiátricos, depressão e ansiedade.

 

É neste contexto que as terapias cognitivo-comportamental (TCC) e a terapia do esquema entram como importantes ferramentas de ajuda. A TCC tem como objetivo principal envolver o paciente ativamente no processo terapêutico, permitindo-lhe avaliar suas distorções cognitivas e entender quais pensamentos estão influenciando suas ações. Já a terapia do esquema é uma abordagem mais intensiva, que se concentra em modificar profundamente os padrões de pensamento e comportamento disfuncionais do paciente.

 

Ambas as terapias são eficazes e têm como base a ideia de que nossas crenças e pensamentos disfuncionais são responsáveis por nosso sofrimento emocional. Por meio da identificação e mudança dessas crenças, os pacientes são capazes de alcançar um maior bem-estar e equilíbrio emocional. 

Um exemplo comum de distorção cognitiva tratada com TCC é a generalização excessiva. Neste caso, o paciente tende a aplicar uma crença negativa a todas as situações semelhantes, o que pode levar a um pensamento automático disfuncional. Outro exemplo é o julgamento global, onde o paciente tende a se julgar de forma rígida e negativa, o que pode afetar negativamente sua autoestima.

 

Outro exemplo também de distorção cognitiva tratada com TCC é a culpa exagerada, onde o paciente tende a se culpar excessivamente por eventos, mesmo quando não é responsável. Através da TCC, o paciente é orientado a reconhecer suas crenças negativas e a mudá-las para pensamentos mais realistas e saudáveis.

 

Os profissionais da saúde mental que se capacitam em TCC e terapia do esquema têm a oportunidade de transformar vidas ao resolver pequenos conflitos emocionais que podem fazer uma grande diferença para seus pacientes. Através da identificação e mudança das crenças disfuncionais, os pacientes são capazes de melhorar sua autoestima, diminuir o sofrimento emocional e alcançar um bem-estar emocional mais equilibrado. Enfim, essas terapias permitem ao profissional da saúde mental oferecer uma assistência mais eficaz e transformadora a cada paciente.

 

Inscreva-se agora em nosso curso e se torne um profissional capacitado para ajudar a transformar vidas!

O que você irá aprender?

Confira o Conteúdo Programático

Exploramos o modelo cognitivo e estratégias da TCC, mergulhando depois nos esquemas mentais da Terapia do Esquema. O foco é na aplicação da TCC para pacientes depressivos, com estratégias de tratamento e prevenção de recaídas. Aulas ao vivo abordam distorções cognitivas e regulação emocional. Este curso é essencial para profissionais que buscam melhorar suas habilidades clínicas e promover o bem-estar emocional de seus pacientes. A abordagem e Aplicação deste conteúdo trata desde o infantil, adulto até o idoso.

35  aulas disponíveis atualizadas

08 aulas ao vivo já disponível

apostila de apoio disponível

carga horária: 16 horas/aula

MÓDULO 01

01 – Fundamentos da TCC

Discutiremos ao decorrer desta obra, como podemos mudar a imagem que nossos pacientes tem de uma situação e como através da Terapia Cognitivo- Comportamental é possível mudar os pensamentos e controlar as ações dos pacientes.

02 – Modelo Cognitivo

O modelo cognitivo propõe que o pensamento disfuncional (que influencia o humor e o pensamento do paciente) é comum a todos os transtornos psicológicos. Foi desenvolvido de acordo com as pesquisas de Aaron Beck, para explicar o processo psicológicos na depressão.

03 – Processamento Cognitivo

O processamento cognitivo recebe a função central nesse modelo, pois o sujeito avalia continuamente a importância dos acontecimentos internamente e no ambiente que o circunda (eventos estressantes, presença ou ausência de comentários, memórias de situações passadas, sensações corporais), e as cognições estão associadas às reações emocionais.

04 – Estratégias compensatórias

Numa sociedade moderna, repleta de aspectos que desencadeiam inúmeras emoções, como stress, nível de ansiedade alto, trânsito, pandemia (pelo Covid-19), excesso de trabalho, má alimentação, entre outros, nosso corpo e nossa mente dão sinais de que algo está errado.

05 – Esquemas mentais

Os esquemas na terapia cognitivo-comportamental são definidos como matrizes ou estruturas cognitivas que fundamentais para o processamento de novas informações que estão abaixo da camada mais superficial dos pensamentos automáticos.

06 – Princípios básicos do tratamento da TCC

A terapia cognitiva utiliza uma variedade de técnicas para mudar pensamento, humor e comportamento, visa ensinar o paciente a ser seu próprio terapeuta e enfatiza prevenção da recaída. Ensina os pacientes a identificar, avaliar e responder a seus pensamentos e crenças disfuncionais.

07 – A relação terapêutica

Se você está iniciando como terapeuta é fundamental perceber que tem que estar em constante aprendizado, como algo novo. Com o passar do tempo muitas habilidades já ficam mais incorporadas e você passa a ter um olhar mais apurado.

08 – Estrutura do tratamento

O tratamento deve ser muito bem planejadas e organizadas antes mesmo do paciente entrar no consultório, mesmo que haja alguma mudança no decorrer da sessão conforme o paciente traz as informações. Aconselhamos que a sessão deve durar em média de 45 a 50 minutos, com intervalos semanais. Conforme o paciente melhora é possível espaçar as sessões para Quinzenalmente até o paciente conseguir ter autonomia.

09 – Técnicas

Planejar as sessões, utilizando técnicas e estratégias para ajudar o paciente a aprender a reconhecer e mudar pensamentos automáticos.

MÓDULO 02

10 – A Terapia do Esquema

É uma terapia que dá ênfase em um nível mais profundo da cognição, sendo mais duradoura, devotando mais tempo às origens infantis e tendo a relação terapêutica como veículo de mudança.

11 – Fundamentos

Auxiliar o paciente a ter suas necessidades emocionais básicas atendidas; Modificação de valências de esquemas iniciais desadaptativos, estilos de enfrentamento e modos; Tratar o esquema e a esquemática.

12 – Domínios esquemáticos

Domínios Esquemáticos, são períodos críticos e específicos ao longo da infância e adolescência nos quais estão presentes demandas psicológicas, com a necessidade de serem supridas pelos cuidadores e ambiente, para que sejam desenvolvidos esquemas mentais básicos saudáveis.

13 – Esquemas iniciais desadaptativos

São 18 esquemas iniciais desadaptativos agrupados em cinco domínios esquemáticos, segundo Young.

14 – Modos esquemáticos

Modos esquemáticos, são padrões característicos de funcionamento do indivíduo, predominando em um determinado momento, e inclui sentimentos, pensamentos, formas de enfrentamento saudável ou desadaptado vivenciados.

15 – Estilos de enfrentamento

Os esquemas iniciais desadaptativos, são desenvolvidos quando o ambiente não é capaz de prover as necessidades básicas da criança, que por sua vez não consegue diferenciar as dificuldades dos provedores da eficácia do mundo, com isso passa a compreender a si próprio como incapaz de obter tal necessidade em vias de gerar estratégias.

16 – Tratamentosl

A terapia do esquema em seu tratamento e estruturação das sessões tem grande similaridade com a Terapia Cognitiva Comportamento tradicional – TCC. Sendo as maiores diferenças: Enfase maior no uso da relação terapêutica como veículo de mudança; Dá maior atenção às vivências passadas, principalmente as infantis; Processo mais lento que a TCC; Ativações emocionais necessárias para o ganho terapêutico.

17 – Técnicas

Técnicas experienciais: Imagem, Diálogo nas imagens mentais; Carta aos pais, Imaginação para quebra de padrões. Técnicas Comportamentais: Role-play, Treinamento em Habilidades Sociais, Treinamento em Assertividade, Exposição sistemática, Agendamento de atividades e Experimentos comportamentais.

MÓDULO 03

18 - Aplicação da TCC para pacientes depressivos - Parte 1

Nessas aulas iniciais, os participantes mergulharão na aplicação prática da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) no tratamento de pacientes depressivos. A ênfase recai na compreensão aprofundada das estratégias cognitivas e comportamentais para ajudar os pacientes a superarem a depressão. Serão abordadas técnicas específicas de intervenção, identificação de padrões disfuncionais de pensamento e promoção de mudanças comportamentais positivas.

19 - Aplicação da TCC para pacientes depressivos - Parte 2

Estas aulas fornecem uma visão detalhada da aplicação da Terapia Cognitivo-Comportamental no tratamento da depressão. Os participantes aprenderão estratégias específicas, técnicas de intervenção e abordagens terapêuticas para ajudar pacientes depressivos a desenvolverem habilidades cognitivas e comportamentais mais saudáveis.

20 - Aplicação da TCC para pacientes depressivos - Parte 3

Estas aulas fornecem uma visão detalhada da aplicação da Terapia Cognitivo-Comportamental no tratamento da depressão. Os participantes aprenderão estratégias específicas, técnicas de intervenção e abordagens terapêuticas para ajudar pacientes depressivos a desenvolverem habilidades cognitivas e comportamentais mais saudáveis.

21 - Estrutura da sessão

Essas aulas abordam a organização e planejamento das sessões terapêuticas. Os participantes aprenderão a estabelecer uma estrutura eficaz para as sessões, otimizando o tempo e garantindo que os objetivos terapêuticos sejam alcançados. A estrutura do tratamento como um todo também será discutida.

22 - Estrutura do tratamento

Essas aulas abordam a organização e planejamento das sessões terapêuticas. Os participantes aprenderão a estabelecer uma estrutura eficaz para as sessões, otimizando o tempo e garantindo que os objetivos terapêuticos sejam alcançados. A estrutura do tratamento como um todo também será discutida.

23 - Processo de Alta

Esta aula explora o processo de alta no contexto da TCC para pacientes depressivos. Os participantes aprenderão a avaliar quando um paciente está pronto para encerrar o tratamento, considerando fatores como a melhora dos sintomas e a consolidação das habilidades adquiridas durante a terapia.

24 - Prevenção de recaídas

Abordaremos estratégias para prevenir recaídas, destacando a importância de consolidar ganhos terapêuticos e criar um plano de ação para enfrentar possíveis desafios futuros. Os participantes aprenderão a identificar sinais precoces de recaída e a implementar intervenções preventivas.

25 - Técnicas para prevenção de recaídas

Exploraremos técnicas específicas utilizadas na TCC para prevenir recaídas em pacientes depressivos. Isso incluirá o desenvolvimento de habilidades de enfrentamento, a identificação e modificação de pensamentos disfuncionais, e o fortalecimento de estratégias comportamentais adaptativas.

26 - Psicoeducação - Parte 1

As aulas de psicoeducação oferecerão uma base sólida na transmissão de conhecimento sobre a depressão aos pacientes. Os participantes aprenderão a apresentar informações sobre a condição, seus sintomas, causas e tratamentos, de maneira acessível e relevante. A psicoeducação será abordada como uma ferramenta terapêutica eficaz para promover a compreensão e a colaboração paciente-terapeuta.

27 - Psicoeducação - Parte 2

Essas aulas se dedicam à psicoeducação, fornecendo informações valiosas aos pacientes sobre a depressão, seus sintomas, causas e tratamentos. Os participantes aprenderão a transmitir conhecimentos de forma acessível e a utilizar a psicoeducação como uma ferramenta terapêutica eficaz.

MÓDULO 04

Aula ao Vivo 01 - Introdução à TCC

Aula ao Vivo 02 - Distorções Cognitivas

Aula ao Vivo 03 - Como Lidar com as Distorções Cognitivas

Aula ao Vivo 04 - Regulação Emocional e Como Não Errar na Aplicação das Técnicas da TCC

Aula ao Vivo 05 - Terapia do Esquema na Prática Clínica - Conceitos Fundamentais

Aula ao Vivo 06 - Neurobiologia dos Esquemas e Psicoterapia

Aula ao Vivo 07 - Teoria do Apego e Relação Terapêutica

Aula ao Vivo 08 - Estratégias Terapêuticas e Estratégias de Avaliação

apostila de apoio

Você terá acesso a uma apostila em PDF completa, elaborada por especialistas e que contém todo o embasamento teórico necessário para acompanhar as aulas. Ela é uma ferramenta prática e eficiente para estudar em qualquer lugar e a qualquer hora, por meio de diferentes dispositivos eletrônicos. A apostila é cuidadosamente selecionada e organizada, com informações claras, objetivas e práticas, além de exemplos e exercícios para aprimorar o aprendizado dos alunos. Invista em seu futuro profissional com um material didático completo e de excelência!

Sobre o certificado

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O Certificado deste curso é equivalente à 120 HORAS

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Veja uma lista dos cadernos!

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02 – CARDS DO ALFABETO BASTÃO – 5 PÁGINAS

03 – CARDS DOS ANIMAIS REAIS BASTÃO – 18 PÁGINAS

04 – FORMANDO PALAVRAS – 27 PÁGINAS

05 – LETRINHAS IMPRENSA – 27 PÁGINAS

06 – PALAVRAS SEGMENTADAS ANIMAIS – 62 PÁGINAS

07 – PINTE AS SÍLABAS CURSIVA – 20 PÁGINAS

08 – QUEBRA-CABEÇA DOS ANIMAIS BASTÃO – 39 PÁGINAS

09 – QUEBRA-CABEÇA DOS ANIMAIS CURSIVA – 39 PÁGINAS

10 – QUEBRA-CABEÇA DOS ANIMAIS REAIS BASTÃO – 35 PÁGINAS

11 – QUEBRA-CABEÇA DOS ANIMAIS REAIS CURSIVA – 35 PÁGINAS

12 – CADERNO DAS VOGAIS 01 – 23 PÁGINAS

13 – CADERNOS DAS VOGAIS 02 – 16 PÁGINAS

14 – CADERNO VAMOS COLORIR – 155 PÁGINAS

15 – COORDENAÇÃO MOTORA – 25 PÁGINAS

16 – ALFABETO DA COORDENAÇÃO MOTORA – 53 PÁGINAS

17 – CADERNOS NUMERAIS 01 – 12 PÁGINAS

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Veja alguns depoimentos de nossos alunos

Se você tem alguma dúvida, temos milhares de depoimentos dentro de nossa plataforma, trouxemos alguns para mostrar o maravilhoso trabalho que temos feito ao longo de anos.

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Sobre a Jussara Ribeiro

Professora da ElloCursos Psicologia

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Jussara Ribeiro, com registro CRP 01/18325, é psicóloga graduada pela Universidade Católica de Brasília. Ela possui especializações em Neuropsicologia pelo Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Ciências Cognitivas – IBNeuro, e em Terapia Cognitivo Comportamental pelo Instituto Wainer, com foco em Psicopatologia com a mentoria de Fernanda Landeiro.


Além de sua destacada atuação clínica, Jussara também é uma professora dedicada. Sua extensa formação e experiência a habilitam a ser uma docente qualificada em áreas como psicologia, neuropsicologia e terapia cognitivo-comportamental em programas de pós-graduação, cursos técnicos e de aperfeiçoamento.


Ela compartilha seu conhecimento de forma eficaz, contribuindo para a formação de novos profissionais. Jussara Ribeiro é uma referência no campo da saúde mental, capacitada para aplicar testes psicológicos, avaliar pacientes e promover qualidade de vida. Sua formação e experiência a tornam uma profissional altamente qualificada e comprometida com o bem-estar de seus pacientes, além de uma professora exemplar que enriquece o conhecimento de futuros profissionais da área.

Perguntas frequentes!

Se tiver outra dúvida, entre em contato com nosso suporte!

Este curso é indicado para profissionais e estudantes da áreas da Saúde e Educação como: Psicólogos, Pedagogos e Psicopedagogos, terapeutas, Médicos e Enfermeiros, Psiquiatras, Educadores, Serviços sociais, Fonoaudiólogo, coordenadores e áreas afins. 

 

O curso tem como objetivo a atualização e qualificação profissional na categoria de capacitação e aperfeiçoamento. É destinado a proporcionar ao aluno conhecimentos que permitam o desenvolvimento de novas competências. 

 

Ao concluir o curso você recebe um certificação de capacitação profissional, aperfeiçoamento e/ou extensão válido em todo Brasil que pode ser aplicado para diversos objetivos. Lembrando que seu nível de aprendizagem nesse curso depende da sua dedicação e periodicidade dos treinos e aplicação dos instrumentos estudados.

Após a confirmação de pagamento, você receberá os dados de acesso ao curso em seu e-mail, que é por meio de um login e senha para acessar a plataforma do aluno.

 

Pagamentos via Boleto Bancário recebe os dados de acesso em até 24 horas úteis. Pagamentos via Cartão de Crédito, recebe os dados de acesso dentro de 30 minutos.

 

Após o período, verifique sua caixa de entrada, spam e lixeira. O remetente do e-mail é: Hotmart Club. Caso não encontre, basta entrar em contato com nosso suporte.

Sugerimos que os alunos finalizem o curso em até 3 meses conforme a carga horária. Disponibilizamos também acesso a todas as atualizações programadas no curso, pelo período de um ano.

Temos uma política de reembolso de 7 dias a partir do momento de inscrição no curso. Sem multas ou taxas, o nosso objetivo é sempre trazer os melhores materiais disponíveis assim como suas atualizações.

O certificado desse curso é digital e é válido em todo Brasil e reconhecido na categoria de cursos livres (que tem como Base Legal o Decreto Presidencial N° 5.154, de 23 de julho de 2004, Art. 1° e 3° e PORTARIA Nº 008, de 25/06/2002 publicado no DIÁRIO OFICIAL – SC – Nº 16.935 – 27.06.2002). Nossos certificados são válidos em todo território nacional e são amplamente aceitos no mercado de trabalho e na academia.

 

A ElloCursos Psicologia usa o padrão estabelecido pela ABED, para os cursos Livres e de Capacitação. Onde os cursos em vídeo são uma parte do conhecimento agregado, ou seja, nas horas é compreendido as aulas, atividades síncronas, materiais didáticos, tempo de estudo da apostila, aplicação das atividades, materiais complementares, leitura das referências, tempo de estudo e assimilação do conteúdo por parte do aluno, assim como suas atualizações.

Temos uma política de sempre oferecer mais por menos, ou seja, disponibilizamos materiais que são pagos de forma gratuitas para nossos alunos, confira no site!

 

Obs. Como política e regulamento interno da instituição, os bônus são liberados com um prazo de 7 dias a partir da data de inscrição no curso desejado.

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